Título: No Rio, Ibope dá 58% para Cabral e 14% para Gabeira; decisão seria no 1º turno
Autor: Camarotti, Gerson; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 31/07/2010, O País, p. 3

Na primeira pesquisa Ibope para as eleições no Rio, divulgada ontem, o governador e candidato à reeleição, Sérgio Cabral (PMDB), aparece com 58% das intenções de voto. Com esse resultado, seria reconduzido ao cargo ainda no primeiro turno. Fernando Gabeira, do PV, aparece com 14%, enquanto o terceiro colocado, Eduardo Serra (PCB), tem 2%. O candidato do PR, Fernando Peregrino, que é apoiado pelo ex-governador Anthony Garotinho, obteve apenas 1%, o mesmo percentual de Cyro Garcia (PSTU). Cabral não comentou o resultado da pesquisa. Já Gabeira afirmou que espera mudanças na dinâmica da campanha com o início da propaganda na televisão:

- Das pesquisas do Ibope sempre espero o pior. A partir da semana que vem, com a televisão, a dinâmica será diferente.

De acordo com a pesquisa - encomendada pela TV Globo em parceria com o jornal "O Estado de S.Paulo" -, 12% dos entrevistados afirmaram que votarão em branco ou nulo, e outros 11% estão indecisos. Comparado com os resultados do Datafolha divulgados sábado passado, o Ibope aponta uma maior diferença de Cabral em relação a Gabeira: 44 pontos percentuais. Pelo Datafolha, a diferença era de 35 pontos.

Segundo o Ibope, a disputa pelo Senado no Rio está acirrada. O ex-prefeito Cesar Maia (DEM) e o senador Marcelo Crivella (PRB) estão empatados com 37% das intenções de voto cada. Em segundo lugar, vem o ex-prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias (PT), com 21%. O presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Jorge Picciani, registrou 11%. Já Marcelo Cerqueira (PPS) foi escolhido por 7% dos entrevistados.

A disputa pelo Senado tem também um alto percentual de indecisos. Dos entrevistados, 32% ainda não sabem em quem votarão. Outros 23% pretendem anular ou votar em branco. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 deste mês com 1.204 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (62.183/2010) e no Tribunal Superior Eleitoral (20797/2010).