Título: Em PE, Campos seria reeleito no primeiro turno
Autor:
Fonte: O Globo, 31/07/2010, O País, p. 13

Governador tem 60% das intenções, contra 24% de Jarbas

BRASÍLIA. A pesquisa do Ibope divulgada ontem mostra que, em Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) seria reeleito no primeiro turno. Ele lidera a pesquisa no estado com 60% das intenções de voto contra 24% do principal adversário, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Os demais candidatos somam só 2%: Anselmo Campelo (PRTB) e Edilson Silva (PSOL) têm 1% cada. Jair Pedro (PSTU), Roberto Numeriano (PCB) e Sérgio Xavier (PV) não pontuaram na pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal ¿O Estado de S. Paulo¿.

Para o Senado, o ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT) lidera com 44%, seguido de perto pelo senador Marco Maciel (DEM), com 43%. O deputado Armando Monteiro (PTB), ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria, fica com 27% dos votos para o Senado, seguido pelo deputado Raul Jungmann (PPS), com 12%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O favoritismo de Campos favorece o palanque da presidenciável Dilma Rousseff (PT) no segundo maior colégio eleitoral do Nordeste. Jarbas Vasconcelos decidiu entrar na disputa para dar palanque ao tucano José Serra. Mas, nos últimos dias, uma crise tomou conta da campanha de Jarbas, após prefeitos tucanos decidirem apoiar a reeleição do governador. Para evitar esse esvaziamento, o PSDB prepara nova visita de Serra ao estado.

Na pesquisa Datafolha divulgada no último fim de semana, Dilma aparece em Pernambuco com 46%, e o tucano, com 36%. Já na disputa estadual, o Datafolha aponta dados semelhantes ao do Ibope: 59% para Campos contra 28% de Jarbas.