Título: Eu os declaro marido e... marido
Autor:
Fonte: O Globo, 31/07/2010, O Mundo, p. 32
Primeiros homossexuais se casam sob a nova lei do casamento gay na Argentina
ALEJANDRO VANELLI (esquerda) e Ernesto Larrese se beijam após serem declarados oficialmente casados: os dois estão juntos há 34 anos
BUENOS AIRES. Eles esperaram 34 anos pelo dia de ontem, mas as duas últimas semanas pareceram outro tanto, tamanha a expectativa após o Congresso da Argentina tornar o país o pioneiro na América Latina na legalização do casamento gay. Ontem, horas após a nova norma entrar em vigor, o agente de talentos Alejandro Vanelli, 61 anos, e o ator Ernesto Larrese, de 60, tornaram-se os primeiros homossexuais de Buenos Aires legalmente casados sob a nova lei. Com direito a cerimônia no cartório enfeitado com as cores do arco-íris ¿ o símbolo internacional do movimento gay ¿ e chuva de arroz na saída.
¿ Nunca pensamos que chegaríamos a este ponto ¿ comemorou Alejandro entre lágrimas, depois de trocar votos com Ernesto. ¿ Já era hora de nosso país abraçar a igualdade, após centenas de anos de restrições aos direitos de tantas pessoas.
Horas antes, José Luis Navarro, de 54 anos, e Miguel Angel Calefato, de 65, já tinham tido o privilégio de entrar para a História do país como os primeiros gays reconhecidos oficialmente como casal pelo Estado argentino pela nova lei. Com uma caneta, o funcionário do cartório fez o devido ajuste na papelada, riscando ¿marido e mulher¿ na licença de casamento e escrevendo no lugar ¿contratantes¿. ¿O respeito prevaleceu sobre o preconceito¿, celebrou, numa declaração ao jornal ¿El Liberal¿, o arquiteto José Luis, que conheceu o marido há quase três décadas em férias na praia. O casal ganhou de presente do departamento de turismo da Cidade do México ¿ que também permite o casamento gay ¿ uma viagem de lua de mel na capital mexicana, mas ficou relutante em aceitar, com medo de parecer que decidiram casar-se apenas pelo prêmio.
O sonho de José Luis e Miguel, de Alejandro e Ernesto, e de muitos outros homossexuais argentinos se tornou realidade quando o Congresso aprovou em 15 de julho, e a presidente Cristina Kirchner sancionou no dia 21, a legislação legalizando o casamento gay, contra a forte oposição de grupos conservadores e da Igreja Católica. A medida deu aos casais homossexuais os mesmos direitos dos heterossexuais.