Título: Serra desiste e debate acaba cancelado
Autor: Roxo, Sergio; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 24/07/2010, O País, p. 10

Dilma já havia dito que não iria ao encontro promovido por portais da internet; Marina critica adversários Sergio Roxo, Flávio Freire e Juraci Perboni

SÃO PAULO, FLORIANÓPOLIS e BLUMENAU (SC). O debate entre os candidatos a presidente que aconteceria na próxima segundafeira, organizado por quatro portais de internet (IG, MSN, Terra e Yahoo), foi cancelado depois que o tucano José Serra desistiu de participar. A petista Dilma Rousseff já havia avisado que não iria. Somente Marina Silva, do PV, confirmou presença, e os portais resolveram cancelar o evento.

A candidata do PV, Marina Silva, criticou a decisão de seus dois principais adversários. Como se não bastasse terem reduzido o leque das candidaturas e das propostas com a exclusão de Ciro Gomes do processo eleitoral, agora querem inibir o próprio eleitor de conhecer, por meio dos debates, as visões, as propostas e as trajetórias dos candidatos à Presidência da República, escreveu Marina, em nota divulgada anteontem.

Na nota, Marina reafirmou o compromisso de comparecer a todos os debates e citou a luta pela democracia para criticar o cancelamento do evento. A recusa ao confronto das ideias é promover o empobrecimento da democracia pela qual tanto lutamos, inclusive Dilma e Serra. Serra foi lacônico ao comentar ontem, em Florianópolis, a desistência.

Depois de semanas pregando que debates são importantes para apresentação de propostas e ideias ao eleitor, o tucano mostrou-se incomodado ao tocar no assunto.

Houve realmente um problema sério de agenda afirmou, sem dar mais detalhes.

Horas depois, em Blumenau, Santa Catarina, novamente perguntado sobre o motivo que o levou a desistir do debate, Serra deu outra versão. Disse que não havia confirmado sua presença no evento.

Eu não desisti porque nada estava marcado, então não é o caso de ter desistido.

A organização do debate informou que Dilma havia comunicado terça-feira que não participaria.

Serra avisou na quinta-feira que não iria por problema de agenda, depois de ter confirmado formalmente a presença.

Marina disse ainda que querem criar no Brasil o anonimato eleitoral, em que o anônimo passa a ser o cidadão brasileiro privado de ter acesso sobre o que cada candidato pensa.

O primeiro debate da eleição presidencial deve ser realizado pela TV Bandeirantes, em 5 de agosto. Outros quatro encontros estão programados para acontecer até o primeiro turno, no dia 3 de outubro.

Na Bahia, o governador Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição, desistiu do debate marcado para 11 de agosto alegando compromissos marcados anteriormente. A desistência provocou uma saraivada de críticas dos adversários, em especial do peemedebista Geddel Vieira Lima, que chamou o governador de fujão.