Título: Empresa atua também na diplomacia
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 01/08/2010, Economia, p. 41

BRASÍLIA. A estratégia da Casa da Moeda de buscar mercados no exterior transformou-a também em instrumento de política externa do Planalto. Até o fim do ano, a empresa vai produzir, de graça, 100 milhões de cédulas de gourde, a moeda do Haiti. Ela atende, assim, a uma promessa feita em março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a seu colega René Préval. Com o terremoto de janeiro, parte dos 300 milhões de papéis-moeda do país desapareceu.

O dinheiro em circulação, feito na Alemanha, é considerado caro e, por isso, o governo brasileiro ofereceu a ajuda. O custo será da Casa da Moeda, mas o presidente da instituição, Luiz Felipe Denucci, não diz quanto. Para produzir esse dinheiro, será usada a linha de produção atual. As cédulas de real serão transferidas para as novas impressoras, a serem inauguradas na próxima sexta-feira.

Já o professor da Fundação Getulio Vargas Frederico Lustosa critica o fato de a Casa da Moeda estar bancando a promessa presidencial. Para ele, o governo deveria custear a doação, pois não é saudável uma empresa, púbica ou privada, assumir o encargo. (Gustavo Paul)