Título: Telebrás quer ir ao Novo Mercado
Autor: Carneiro, Lucianne
Fonte: O Globo, 04/08/2010, Economia, p. 26
Minoritários pedem à estatal aderir a boas práticas de governança
BRASÍLIA. A pedido dos acionistas minoritários da companhia, a Telebrás começará estudos visando ao ingresso da estatal no chamado Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Compõem a lista empresas com boas práticas de governança e transparência e que obedecem a alguns critérios entre eles negociar apenas ações ordinárias (com direito a voto). O capital social da Telebrás é de R$ 419.454.543.077 e o número de ações ultrapassa 1 trilhão. Desse total, 896.859.131.950 são ONs e 210.029.997 são PNs (preferenciais, que recebem antes os dividendos).
O novo presidente da empresa, Rogério Santanna, disse ontem que o governo deseja tornála mais transparente. Ele descartou a possibilidade de a Telebrás fechar seu capital: Não tem nenhum fundamento afirmou Santanna. Ir para um nível de governança melhor é ir para o Novo Mercado disse, lembrando a necessidade de ser realizada uma assembleia para aprovar as modificações.
Santanna contou ainda que, durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada ontem, foi aprovado o novo estatuto da Telebrás e o novo conselho de administração, que terá como presidente o coordenador do Programa de Inclusão Digital do governo, Cesar Alvarez. O escolhido como representante dos acionistas minoritários foi Antonio Flavio Salgado.
A partir de agora, a empresa está pronta para funcionar. A expectativa de Santanna é que, até o início de setembro, a nova sede esteja pronta.
Entre novembro e dezembro, deverão ser conectadas as primeiras cidades do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).