Título: Jobim só divulga nota
Autor: Doca, Geralda; Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 04/08/2010, Economia, p. 27

Para ministro, Justiça agiu rápido BRASÍLIA. Mesmo estando em Brasília, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, escalado pelo governo para comandar os órgãos responsáveis pelo setor da aviação civil, desde o acidente da TAM em 2007 e pôr fim a novos apagões aéreos evitou dar declarações públicas sobre os problemas causados pela Gol aos seus passageiros nos últimos dias. Jobim é o chefe direto da presidente da Anac, Solange Vieira.

Diante da chuva de pedidos de jornalistas do país inteiro para que comentasse o caos provocado por falhas da Gol, como confirmou a assessoria de imprensa, a Defesa se limitou a enviar uma nota sobre o episódio ontem à noite.

O ministro demonstrou confiança nas ações tomadas pela agência reguladora (Anac), destinadas a normalizar os serviços da empresa (Gol) e a minorar o sofrimento dos seus clientes, diz a nota. O texto mostra que a postura da Defesa, que sempre deixou clara sua hierarquia sobre os órgãos do setor, sobretudo a Anac, mudou: O ministro observou que hoje (ontem), a Anac tem mais instrumentos, e os tem utilizado, para cobrar das empresas aéreas um apoio mais imediato aos passageiros em caso de atrasos e cancelamentos de voos, em conseqüência da Resolução Anac nº 141, que entrou em vigor em junho (que ampliou os direitos dos passageiros). E agradeceu a Justiça Federal pela atuação rápida e eficiente nos aeroportos onde foram implantados os juizados especiais. (Geralda Doca)