Título: Alagoanos criam o Xô, Collor
Autor: Rios, Odilon
Fonte: O Globo, 04/08/2010, O País, p. 14

Ato critica agressão e discurso

MACEIÓ. Advogados, sem-terra e representantes da sociedade civil se uniram em Alagoas e marcaram para 11 de agosto, em frente à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o ato Xô Collor. É uma resposta nacional ao senador Fernando Collor (PTB-AL), candidato ao governo, que na semana passada xingou o repórter Hugo Marques, da revista IstoÉ, além de uma posição contrária aos discursos do parlamentar, durante a campanha, considerados perigosos por alguns dos representantes dos movimento.

Segundo o coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o advogado Adriano Argolo, a lista de pessoas que apoiam Collor inspiram preocupação no Estado.

Ao lado do senador estão deputados acusados de corrupção, assassinato, formação de quadrilha. Esse discurso que incita a violência nos deixa apreensivos disse.

No lançamento de sua campanha ao governo, Collor pediu que os bandidecos de merda deixassem Alagoas, do contrário eles sentiriam a minha mão pesada.

O 11 de agosto é dia do estudante, uma data emblemática. Foi o movimento dos caras pintadas que ajudou a retirar Collor do poder, em 1992 lembrou Argolo.

Um dos coordenadores da campanha de Collor ao governo, Carlos Mendonça, disse não estar sabendo da movimentação e não quis comentar a posição do MCCE.

O senador continua a ter uma agenda intensa em Alagoas e Brasília afirmou.

Fernando Collor almoçou ontem, em Brasília, com outros 44 senadores.

Em discurso no Senado, Collor disse que o repórter da IstoÉ macha a honra do jornalismo.

(*)Especial para O GLOBO