Título: TRE nega registro para Jorge Babu
Autor: Carvalho, Jailton de; Fabrini, Fábio
Fonte: O Globo, 05/08/2010, O País, p. 3

Candidato do PTN à reeleição, o deputado estadual Jorge Babu está com a eleição ameaçada. Após conseguir passar pela Lei da Ficha Limpa, ele teve o registro de candidatura indeferido pelo TRERJ por falta de quitação eleitoral.

Segundo levantamento do Ministério Público Eleitoral no processo de registro, Babu teria atrasado e pago sem correção pelo menos dez parcelas de uma multa de cerca de R$ 30 mil por propaganda irregular na eleição passada.

Os advogados do candidato recorreram por embargos de declaração que raramente modificam a decisão. O processo está com o relator. Apesar de não ter condenação, Babu é réu por formação de quadrilha e extorsão.

Ele foi acusado pelo Ministério Público de ser chefe de um grupo de milícias na Zona Oeste, acusação que sempre negou. Em 2004, foi preso pela Polícia Federal numa rinha de galos, e acabou expulso do PT em janeiro de 2009.

O colegiado do TRE-RJ julgou procedente a impugnação feita pelo MPE para negar o registro ao cargo de deputado estadual a Flávio Campos Ferreira (PL), por rejeição de contas. O colegiado julgou improcedente o pedido de impugnação contra Benedito Wilton de Moraes (PSB), por falta de documentos. O TRE-RJ também indeferiu por irregularidades o Documento de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) do Partido da Causa Operária (PCO). O partido e seus seis candidatos estão fora da disputa.