Título: Presidenciáveis têm hoje primeiro confronto na TV
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 05/08/2010, O País, p. 4

Dilma, Serra, Marina e Plínio deverão debater por cerca de duas horas

SÃO PAULO. O primeiro debate entre os principais candidatos à Presidência da República, hoje, na TV Bandeirantes, deverá ser marcado pela polarização entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Ainda participam a candidata do PV, Marina Silva, e o representante do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio. Baseada na legislação eleitoral, a emissora excluiu cinco candidatos, cujos partidos não têm representação no Congresso. O candidato do PSTU, Zé Maria, entrou com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser incluído, mas o pedido foi negado.

O programa, que será transmitido a partir das 22h, tem duração prevista de duas horas e 15 minutos. Os candidatos ficarão de pé, em púlpitos.

No centro, estará o mediador do debate, o jornalista Ricardo Boechat.

Logo no primeiro bloco, quando começará a rodada de perguntas entre candidatos, Serra será o primeiro a falar, seguindo a ordem de um sorteio feito com a presença de assessores das campanhas. Antes, os quatro candidatos responderão a uma mesma pergunta, elaborada pela produção da emissora, com base em temas sugeridos por internautas.

Diferentemente do debate de 2006, a Bandeirantes este ano não dividirá a tela com imagens de dois candidatos, para que o eleitor possa acompanhar quem está perguntando e quem terá de responder. O acerto foi feito com representantes das campanhas. A Band não informou quem fez a exigência.

No segundo e terceiro blocos, os candidatos continuarão a fazer perguntas entre si. Em seguida, os jornalistas José Paulo de Andrade e Joelmir Beting farão perguntas a um determinado candidato e escolherão qual deles comentará a resposta. Segundo a emissora, todos terão oportunidade de perguntar e fazer comentários.

As perguntas deverão durar 30 segundos e a resposta, dois minutos. A réplica e a tréplica poderão ser feitas em um minuto cada. O quinto bloco será destinado às considerações finais dos candidatos.

MARINA Preparação intensiva

A candidata do PV passou o dia ontem se preparando para o debate num estúdio em São Paulo. Foi orientada por uma fonoaudióloga e por uma especialista em postura corporal, já que ficará em pé durante o programa.

Assessores repassaram as regras e deram sugestões de perguntas a serem feitas. A preparação começou às 11h e, às 15h 30m, ela parou para dar entrevista a jornalistas. Voltou depois ao treinamento, que iria durar até o começo da noite. A principal preocupação de assessores é habituá-la a responder às perguntas no tempo estabelecido pelas regras. Marina deverá se concentrar em propostas, evitando temas como a produção de dossiês.

SERRA Reunião com marqueteiros

O candidato tucano teve conversas informais com sua equipe de comunicação sobre o debate de hoje à noite. Ele disse ontem que não teve uma preparação especial, argumentando que é melhor no improviso.

Mas ele tem sido abastecido com documentos, sobretudo sobre a gestão de Dilma Rousseff no Ministério de Minas e Energia. Nos últimos dias, ele se reuniu com os marqueteiros Luiz Gonzalez e Woile Guimarães e coordenadores de imprensa.

O grupo discute temas que devem ser levantados pelos adversários, como possíveis provocações sobre o processo de privatização no governo FH.

DILMA Treinamento com treinadores

A candidata do PT se reuniu com o deputado Antonio Palocci e petistas do governo Lula e foi submetida a um bombardeio de dados técnicos.

Ao atacar José Serra, ela deverá destacar a reação do tucano a professores grevistas e problemas na segurança pública, na época em que o adversário governava São Paulo. Dilma foi treinada em postura, entonação de voz e imagem. Ao ser perguntada ontem se estava com um frio na barriga por causa do debate, reagiu com ironia: Querida, ao logo da minha vida tive problemas muito mais graves que isso. Pelo amor de Deus.

Às vezes como vocês.... são muito duros. Eu tenho treinamento com treinadores (jornalistas).