Título: Especialistas criticam atuação da Anac
Autor: Rosa, Bruno; Rodrigues, Lino; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 05/08/2010, Economia, p. 25
SÃO PAULO. A demora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para encontrar uma solução que amenize os problemas com os atrasos e cancelamentos de voos da Gol foi criticada por especialistas do setor. O professor de economia da USP e da PUC de São Paulo Gilson Garófalo, especialista em aviação, disse que faltou agilidade e rapidez da agência na aplicação de penalidades.
Somente ontem, cinco dias depois de iniciados os problemas com a falta de tripulação nos voos da Gol, a Anac anunciou que vai aplicar multa de R$ 2 milhões à companhia e proibi-la de operar voos fretados até que a situação se normalize: Uma agência reguladora precisa ser eternamente vigilante.
Se faz corpo mole, ela dá a impressão ao público de que está conivente com os poderosos.
Segundo ele, não é a primeira vez que a agência falha como reguladora. O professor disse que a Anac repetiu o mesmo erro de 2008, durante a crise do setor aéreo, ao demorar a encontrar uma solução para os problemas. Ele acusou o governo de não pressionar a agência por uma solução rápida, que evitasse o prejuízo ao consumidor: As agências foram criadas durante a privatização exatamente para obrigar as empresas a cumprirem regras.
Alessandro Oliveira, coordenador da Rede de Pesquisa em Transporte, vinculada a universidades brasileiras, disse que a Anac precisa enxergar os riscos e a possibilidade de algum problema momentâneo.
Se não faz isso é porque se distancia de sua função. Ele disse que uma onda de problemas gerenciais de uma empresa deve ser identificada antes de virar um tsunami. E afirmou que, mais do que multar, a agência tem o o papel de fazer a legislação ser cumprida.
(Wagner Gomes)