Título: Nos bastidores, fotos, maquiagem e cafezinho
Autor:
Fonte: O Globo, 06/08/2010, O País, p. 12

Intervenções de candidato do PSOL provocam gargalhadas no auditório

SÃO PAULO. Por mais que Dilma Rousseff e José Serra tenham polarizado o debate, foram poucas as reações na plateia de petistas e tucanos que dominavam a maior parte do estúdio da Band TV. Não fossem as gargalhadas provocadas pelas intervenções bem-humoradas do candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, o debate não teria conseguido atrair a atenção da maioria dos convidados. Havia até quem cochilava. Nos intervalos, no entanto, grupos adversários faziam comentários pejorativos uns sobre os outros.

Nem mesmo o beijinho e o aperto de mão cordiais entre Dilma e Serra criaram um clima de paz entre representantes dos dois partidos.

Monica e Veronica Serra, mulher e filha do candidato tucano, acompanharam em silêncio o programa. Cochichavam apenas quando Veronica mostrava para a mãe as fotos que fazia do pai com uma câmera digital. Na ala reservada aos marqueteiros, a equipe de Serra acompanhava a repercussão do debate num Ipad, recebendo informações sobre o tracking feito com 2 mil eleitores.

Entre os petistas, a primeira-dama Marisa Letícia acompanhava o programa ao lado de Marta Suplicy, candidata do PT ao Senado por São Paulo. Com um xale vermelho sobre um conjunto de calça e blusa pretas, Marisa evitou fazer comentários sobre a expectativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Disse apenas que estava ali para dar uma força para a candidata petista.

O marqueteiro do PT, João Santana, o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, e o deputado Antonio Palocci (PT-SP) deram orientações à petista nos intervalos, enquanto sua maquiagem era retocada. Também nos intervalos, Marina recebeu retoques e conversou com sua equipe. Plínio aproveitou para tomar um cafezinho.