Título: Cheio de altos e baixos
Autor: Victor, Dório Ewbank
Fonte: O Globo, 07/08/2010, O País, p. 3

Candidatos escorregaram nos números no debate; polêmica foi medida em tempo real

SERRA E DILMA, no debate de anteontem: polarização entre os líderes nas pesquisas

As cúpulas dos partidos comemoraram ontem o desempenho de seus candidatos no primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado na véspera pela TV Bandeirantes. Mas houve muita trombada com os números, além de revelações desconcertantes, como uma que o tucano José Serra usou para criticar a petista Dilma Rousseff: o corte de verbas, pelo Ministério da Educação, para as Apaes, que ontem atacaram duramente o governo.

Candidata do governo Lula, Dilma, na defensiva em relação aos ataques de Serra e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), inflou dados sobre salário mínimo e reforma agrária, por exemplo, além de cometer erros como dizer que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi criado para transportar crianças.

Fim da CPMF: momento "quente"

Serra, que tem mais experiência em debates, se preparou e apontou deficiências nas áreas de infraestrutura, saúde e educação, entre outras. Quase não teve telhado de vidro, já que Dilma preferiu mirar no governo Fernando Henrique e não nas gestões de Serra em São Paulo. A análise dos temas levantados pelos candidatos nos debates, e a repercussão com especialistas e dirigentes partidários estão nas páginas seguintes a esta.

Para os internautas que acompanharam o debate pelo ambiente especial Eleições 2010, no site do GLOBO, os momentos mais "quentes" ocorreram no primeiro e segundo blocos, quando Marina Silva (PV) falou do fim da CPMF, e o tucano Serra acusou o MEC, no governo Lula, de proibir as Apaes de darem aulas e cortar a verba do transporte. O site do GLOBO acompanhou o debate em tempo real, e os internautas podiam votar, gerando o ranking publicado no alto desta página.

Quando Serra falou sobre as Apaes, a internauta Sara Oliveira fez o seguinte comentário:

- Acho que a questão das Apaes realmente mexeu com o público, pois lida com crianças com necessidades especiais. É covardia qualquer tipo de ação que prejudique o desenvolvimento dessas crianças, que poderiam ser nossos filhos e parentes. O futuro presidente deve ter ações específicas para esse tipo de público, afinal, eles também fazem parte da população brasileira.

Os momentos mais polêmicos foram escolhidos em votação no Termômetro, ferramenta do site onde o internauta indicava os principais pontos do debate, além de ter acesso ao resumo dos blocos e poder fazer comentários - mais de 13 mil pessoas acompanharam a cobertura pelo site.

Os internautas poderão usar o Termômetro nos próximos debates, que ocorrerão até a véspera das eleições.

O ponto mais "frio" apontado pelos internautas durante o debate da TV Bandeirantes ocorreu no segundo bloco, quando a petista Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem sido elogiado pelo combate à entrada de drogas pelas fronteiras do país, em especial o crack. O crack hoje é um drama nacional, e só recentemente o governo Lula lançou um plano de combate ao uso da droga. Nada menos que 100% dos votos dos internautas foram negativos para o comentário da petista.

Alguns pontos mornos foram citados também pelos internautas: no terceiro bloco, quando Serra perguntou a Dilma por que houve redução no número de cirurgias nos hospitais públicos no governo Lula e também por que ela não defende os mutirões de cirurgias. Outro momento "morno" ocorreu no quinto bloco, durante as considerações finais da candidata Marina Silva. A verde leu um poema citando o menino Dado, que conheceu durante visita à favela do Coque, em Recife (PE).

No terceiro bloco, quando os candidatos comentaram sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24h, a internauta Anna Bella fez o seguinte comentário:

- Os hospitais existentes seriam suficientes para atender o povo se o governo aplicasse o dinheiro de maneira correta.

Debate: média de 3 pontos no Ibope

O primeiro debate entre os candidatos à Presidência teve média de 3 pontos de audiência no Ibope, segundo dados da TV Bandeirantes. O número representa aproximadamente 179.591 domicílios na Grande São Paulo. O pico de audiência durante o programa foi de 5 pontos, e o share (participação de audiência) foi de 5%. Audiência bem menos que a registrada no jogo da semifinal da Libertadores entre o Internacional e o São Paulo, transmitido pela TV Globo, que teve média de 33 pontos. O número equivale a 1.975.503 domicílios na Grande São Paulo, aproximadamente. O share durante a transmissão foi de 52%.