Título: Fernando Meirelles: Jogo entre candidatos
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 07/08/2010, O País, p. 4

Cineasta acompanha debate, diz que não houve real exposição de problemas e avalia desempenhos

SÃO PAULO. A convite de Marina Silva (PV), o cineasta Fernando Meirelles assistiu ao debate sentando no chão, na escadaria lateral da plateia do estúdio da Band. Mas não se abalou. Acompanhou atentamente a arena presidenciável, e, ao final, entre pedidos de fotos e autógrafos de fãs, fez uma rápida avaliação sobre o desempenho de cada candidato, a pedido do GLOBO.

- O debate não foi realmente uma apresentação sobre os problemas do país. É muito mais uma espécie de jogo entre os candidatos - disse, sobre a experiência de acompanhar o bastidor do primeiro debate presidencial.

Seguem as análises do cineasta:

DILMA: "Minha impressão é de que tinha muito marqueteiro. Muita informação. Muita coisa para dizer e mostrar. Acabou que ficou tudo meio atabalhoado e misturado, não passou muito claramente a mensagem".

SERRA: "Teve a estratégia correta, decidiu fazer um contraste com o governo Lula. Tudo que ele falou fez sentido na estratégia dele. Além disso, ele tem experiência e é bom de performance para a TV."

MARINA: "Por ser uma professora de história, ela se estende um pouco, busca o primórdio das questões para explicar seu ponto, o que não funcional em debate. Mas ela conseguiu amarrar bem e ter objetividade. Foi muito bem."

PLÍNIO: "Eu não concordo com as ideias dele, mas é um grande comunicador, olhando diretamente na câmera. Não sei bem se isso dá voto, mas ele conseguiu se mostrar e passar a mensagem que queria, de que ele era o diferente do grupo."