Título: Devo ter ganhado esse troço
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Globo, 07/08/2010, O País, p. 14
Plínio comemora sua participação no debate e a repercussão no Twitter
PLÍNIO DISCURSA no Centro de São Paulo: tiradas bem humoradas e quatro mil novos seguidores no Twitter
SÃO PAULO e RIO. O candidato do PSOL à Presidência, Plínio de Arruda Sampaio, comemorou ontem de manhã o seu desempenho no debate. Ele foi ao local de concentração de uma passeata que seus correligionários fizeram da Praça do Patriarca ao Largo de São Francisco, no centro de São Paulo. Aos 80 anos, disse que estava cansado e não participaria da caminhada. Fez um breve discurso, cumprimentou eleitores e curtiu o sucesso, após suas bem humoradas intervenções no debate.
- Os americanos têm uma frase que diz: "Nothing succeeds like success" (Não há nada que tenha sucesso se não o sucesso, em tradução livre feita por ele). Você sente pelo olhar do outro. Você olha para ele e diz: "Ganhei". Foi isso que senti ontem, claramente. Quando saí, pensei: "Devo ter ganhado esse troço", porque os outros estavam todos assustados. Eu estava muito tranquilo.
Plínio aproveitou para avaliar a repercussão no Twitter:
- Foi uma resposta da juventude extraordinária. Na hora, 2,5 mil pessoas entraram para manifestar apoio. E a maioria do Twitter é de jovens - disse Plínio, garantindo que ele próprio alimenta seu Twitter: - Faço o chamado "comando da madrugada". Entro ali pela meia-noite, 1h. Quando não tenho tempo, é minha secretária de comunicação quem cuida. Mas sempre avisando que é ela e não eu que estou twittando. Não se pode enganar o companheiro que está do outro lado.
O candidato do PSOL bateu recordes no Twitter: foi citado em mais de 15 mil tweets em 13 horas, a partir de sua participação no debate, chegou à primeira posição no trending topics mundial e ganhou mais de 4 mil seguidores. Até então, tinha 9.039. No debate, em tom descontraído, chamou José Serra (PSDB) de hipocondríaco e disse que Marina Silva (PV) não sabia pedir demissão.
Plínio disse que lida muito bem com a internet e as regras do Twitter, que prevê mensagens de poucas palavras.
- Os 140 caracteres são um desafio. E você vê quanta besteira que a gente fala à toa. E vai cortando e consegue falar perfeitamente - disse Plínio, que lembrou que o debate concorreu com a semifinal da Taça Libertadores, transmitida pela TV Globo. - Tinha o São Paulo Futebol Clube pra atrapalhar. E eu sou são paulino. Isso que é uma desgraça.