Título: Fernando Lugo tratará câncer no Brasil
Autor:
Fonte: O Globo, 07/08/2010, O Mundo, p. 38

Presidente paraguaio se submete a exames em São Paulo na terça-feira

ASSUNÇÃO. O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, teve ontem diagnosticado um câncer linfático. Aos 59 anos, o paraguaio havia sido submetido na quarta-feira a uma cirurgia para a retirada de um gânglio na virilha e o resultado da biópsia confirmou o tumor, ainda em estágio inicial. Médicos que atendem o presidente afirmaram que ele virá ao Brasil para se tratar no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo com a mesma equipe que atendeu a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

Os estudos iniciais realizados no gânglio do presidente Fernando Lugo deram como resultado uma doença maligna conhecida com o nome de linfoma afirmou o médico José Ballesai, numa entrevista à imprensa na residência oficial da Presidência, em Assunção.

Lugo deve chegar a São Paulo já na próxima terça-feira para se submeter a exames no hospital paulistano, onde será determinado o tratamento mais adequado. Outro médico paraguaio, Alfredo Boccia, explicou que a doença do presidente é uma lesão tratável com sessões de quimioterapia com inter valos de três semanas, por cerca de três meses. Ele ressaltou, no entanto, que o tratamento só poderá ser definido após uma nova bateria de exames laboratoriais.

Felizmente está num estágio inicial, mas essa segurança vamos ter quando ele realizar outros exames. As doenças malignas são aquelas que, sem tratamento, terminam invadindo outros órgãos, agravando o estado de saúde afirmou Boccia, demonstrando otimismo.

A ministra da Saúde do Paraguai, Esperanza Martines, afirmou que o presidente não tem quaisquer restrições para seguir normalmente com sua rotina de trabalho.

Segundo o assessor da Presidência, Emilio Camacho, Lugo se recupera da cirurgia, realizada no Hospital Italiano, em Assunção, e passa bem, já tendo retornado a seus compromissos oficiais.

O presidente, um ex-bispo católico que assumiu o governo do Paraguai em agosto de 2008, já havia sido submetido em janeiro passado a uma cirurgia na próstata.