Título: Diamantes de Naomi já estão com a polícia
Autor:
Fonte: O Globo, 07/08/2010, O Mundo, p. 38

Ex-funcionário do Fundo Mandela confirma ter recebido e guardado as pedras da modelo

JOHANNESBURGO. Numa suíte do Blue Train ¿ trem-hotel de luxo da África do Sul ¿ a modelo Naomi Campbell se livrou dos diamantes de sangue que lhe teriam sido presenteados pelo então presidente liberiano Charles Taylor, em 1997. A versão, contada por ela a uma corte especial da ONU para Serra Leoa, foi confirmada ontem pelo homem que recebeu as pedras: Jeremy Ratcliffe, ex-administrador da organização beneficente do Fundo Mandela para as Crianças. Num comunicado, ele contou que entregou as pedras à polícia.

O homem disse ainda ter ficado com os três diamantes brutos um dia depois que Naomi ganhou o presente num jantar de caridade na casa do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. Ratcliffe afirmou ter temido que ela pudesse infringir a lei se os retirasse da África do Sul.

¿ Naomi sugeriu que as pedras podiam beneficiar o Fundo Nelson Mandela Para as Crianças, mas eu disse a ela que não envolveria a entidade em qualquer coisa que pudesse ser ilegal. Um fator que me influenciou a não denunciar o caso foi o desejo de proteger a reputação do fundo, do Mandela e de Naomi. No fim, decidi que deveria simplesmente guardá-las.

Pouco depois do depoimento da modelo ao tribunal anteontem, em Haia, Ratcliffe decidiu romper o silêncio e entregar as pedras à polícia.

¿ As pedras foram entregues ao Conselho de Diamantes da África do Sul para serem autenticadas. A organização comprovou que são mesmo diamantes e deve fazer novas análises para tentar verificar sua origem ¿ disse o porta-voz da polícia de Johannesburgo, Musa Zondi.