Título: Lugo se submete a bateria de exames
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 11/08/2010, O Mundo, p. 33

Presidente paraguaio internou-se em São Paulo para tratar câncer linfático

O presidente paraguaio, Fernando Lugo, chegou ontem a São Paulo para se submeter a uma bateria de exames que confirme seu diagnóstico de câncer linfático e permita determinar um tratamento eficaz para combater a doença. Os resultados devem ser conhecidos hoje. Lugo foi diagnosticado com a doença na semana passada, em Assunção.

Um dos exames ao qual o presidente paraguaio será submetido é a biopsia da medula.

De acordo com o médico e coordenador da equipe que assiste Lugo no Hospital Sírio-Libanês, Roberto Kalil que também cuida da saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, só depois de concluídos os exames complementares aos já feitos no Paraguai é que poderá ser conhecido o tipo de tratamento a ser adotado.

Conhecemos, por cima, o diagnóstico feito no Paraguai.

A equipe coordenada por mim e pelo doutor Paulo Hoff, da oncologia, está avaliando o caso.

Acho que até amanhã (hoje) a gente vai ter uma ideia do que está acontecendo. Ele vai fazer vários exames complementares.

Primeiro estamos examinando os exames que trouxe para complementar com os daqui disse Kalil.

Segundo o médico, o presidente Lula demonstrou muita preocupação com a saúde do amigo Fernando Lugo: O presidente Lula já está sabendo que ele chegou a São Paulo. Ele me ligou o fim de semana inteiro para saber do presidente Lugo, amigo dele.

O presidente paraguaio, que chegou ao hospital às 14h15m de ontem, viajou de Assunção a São Paulo em um jato Legacy da Força Aérea Brasileira, cedido por Lula. Ele veio acompanhado pelos médicos Alfredo Boccia e Néstor Martínez e por membros do governo. Nenhum integrante da comitiva, que chegou ao hospital de helicóptero, falou com os jornalistas ontem.

Segundo Kalil, possivelmente hoje de manhã os médicos já devem ter um primeiro resultado dos exames. A equipe, lembrou Kalil, está fazendo muitos testes e avaliando o material que chegou na segunda-feira.

Fernando Lugo, que está internado no 11oandar do hospital, em um apartamento comum, poderá receber visitas.

O coordenador da equipe médica não soube dizer, no entanto, se Lula irá a São Paulo visitar o presidente paraguaio.

Da equipe que tratará do presidente paraguaio fazem parte, além de Roberto Kalil e Paulo Hoff, a chefe do Departamento de Linfoma da Oncologia do Sírio-Libanês, Yana Novis, o oncologista Frederico Costa e o especialista em circulação vascular Júlio César Mariño. É o mesmo grupo que no ano passado tratou um câncer linfático na então ministrachefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Além do tratamento do câncer, Lugo tem outro encontro com médicos daqui a duas semanas, dessa vez, para determinar, por meio de DNA, se é pai de uma criança de dois anos.

Trabalhadores rurais ocupam fazendas no Paraguai O hematologista Alfredo Boccia, um dos médicos que acompanha Lugo, disse na segundafeira que a doença do presidente está num estado mais avançado do que se imaginava quando foi descoberta porque afeta os gânglios em cima e embaixo do diafragma.

A doença é tratável com quimioterapia, que poderia ser realizada no Paraguai.

Enquanto Lugo chegava ao Brasil, um grupo de dois mil trabalhadores rurais invadiu duas fazendas no norte do país, pondo fim a uma trégua de um ano concedida ao governo para que comprasse as propriedades e retomasse a reforma agrária.

Uma das fazendas afetadas, com 20 mil hectares, é de propriedade do brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeiras, que pede US$ 30 milhões pelo terreno.

O ministro da Economia do país, Dionisio Borda, disse que o governo não dispõe dessa verba, mas que vai financiar, na ordem de US$ 7 milhões, a agricultura familiar.