Título: No Rio, a maior apreensão de remédios
Autor: Fabrini, Fábio
Fonte: O Globo, 10/08/2010, O País, p. 15
TRE recolhe amostras grátis Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) fizeram a maior apreensão de medicamentos da atual campanha eleitoral, em um dos centros sociais da Fundação Dionísio Lins, que leva o nome de deputado estadual candidato à reeleição pelo PP. A maior parte do material estava num centro fechado para obras, em Vaz Lobo. Nele, foram recolhidas milhares de caixas de remédios, a maioria de amostra grátis, com cadernos em que estavam anotados nomes de eleitores com os dados do título, além de santinhos da campanha de Lins, camisetas do projeto social e requisições para envio de exames do SUS.
Havia ainda um caderno com registro de doações de cadeiras de roda e panfletos nos quais a fundação anunciava prestar serviço médico gratuito e pedia um voto de solidariedade por amor ao próximo. A fiscalização também fechou outro centro do deputado, que funcionava na Avenida Braz de Pina, na Vila da Penha.
A busca e apreensão do material em Vaz Lobo foi acompanhada pelo advogado do candidato, James Walker Junior.
Ele argumentou que o local era usado apenas como depósito, e o material iria para um outro endereço, de um centro que funcionará depois das eleições.
Todo o medicamento e a documentação apreendidos estavam no endereço que funcionava como um depósito e onde estão sendo realizadas obras. Até mesmo por nossa orientação, o novo endereço só será aberto após as eleições afirmou Walker Junior.
Mas a inauguração do novo centro é anunciada no site de campanha do deputado, segundo dados da fiscalização. O material apreendido será analisado pelo Ministério Público Eleitoral, para representação por abuso de poder econômico.