Título: Câncer de Lugo está avançado, diz médico
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 10/08/2010, O Mundo, p. 31

SÃO PAULO. O presidente paraguaio Fernando Lugo chega hoje a São Paulo para tratar de um câncer linfático que, segundo seus médicos, se encontra num estágio mais avançado do que se pensava. Em São Paulo, a equipe que fará uma bateria de exames no presidente, no Hospital Sírio-Libanês, será comandada pelo oncologista Frederico Costa, que participou do tratamento de um câncer linfático na então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Uma biópsia na semana passada revelou um linfoma. Desde então, os médicos descobriram mais tumores ao redor do diafragma. Segundo o hematologista Alfredo Boccia, porta-voz da equipe médica de Lugo no Paraguai, o caso é tratável com quimioterapia.

Esse tipo de linfoma, em 80% dos casos, está em estágio avançado, mas isso não define o prognóstico disse Boccia.

Costa não quis falar sobre o tipo de tratamento a que Lugo será submetido. De acordo com o médico Paulo Hoff, que também fez parte da equipe que tratou Dilma, Costa tem alguma vivência profissional no Paraguai.

Hoff também não quis adiantar como poderá ser o tratamento.

Antes da vinda dele fica muito difícil fazer qualquer previsão comentou.

Lugo deve chegar a São Paulo por volta das 13h. A comitiva tem a previsão de voltar a Assunção ainda hoje ou amanhã.

Estimo que em 24 horas poderemos ter algum tipo de resultado de diagnóstico disse o secretário de Informação e Comunicação, Augusto Santos.

Segundo Santos, Lugo está preocupado em como conjugar o tratamento com o mandato: Ele disse que a quimioterapia será realizada nos finais de semana, para não ocupar espaços de segunda a sexta.