Título: Atriz põe top model numa saia justa
Autor:
Fonte: O Globo, 10/08/2010, O Mundo, p. 31

Mia Farrow afirma que Naomi Campbell recebeu diamantes suspeitos de líder africano

MIA FARROW (à esquerda) em tribunal da ONU: presentes e flerte

HAIA, Holanda. Dois depoimentos ao Tribunal Especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para Serra Leoa deixaram ontem a modelo Naomi Campbell numa saia justa com a Justiça internacional. Contrariando as declarações da top britânica, a atriz Mia Farrow disse que os diamantes recebidos por Naomi foram dados como presente pelo ex-presidente da Libéria Charles Taylor. Já a ex-agente da modelo Carole White confessou que Naomi flertou com o ditador na noite em que as três participavam de um evento beneficente na casa do então presidente da África do Sul, Nelson Mandela, em 1997.

Carole e Mia deram evidências à corte de que a modelo recebeu as pedras de Taylor. O tribunal tenta provar que o ex-presidente teria apoiado rebeldes envolvidos na guerra civil em Serra Leoa em troca dos raros e valiosos diamantes do país.

No depoimento, Mia Farrow afirmou que Naomi contou sobre o presente na manhã seguinte ao jantar. Segundo ela, a modelo disse que ganhara um ¿enorme diamante¿ de homens enviados por Charles Taylor. A atriz confirmou que a top model chegou para o café da manhã e começou a falar sobre o presente recebido no meio da noite, antes mesmo de se sentar.

¿ O que eu me lembro é que Naomi Campbell disse que durante a noite havia sido acordada por alguns homens batendo à sua porta. Eles tinham sido mandados por Charles Taylor e deram a ela um enorme diamante. Ela disse então que pretendia dar o diamante para a fundação de caridade de Nelson Mandela.

Ao tribunal, a ex-agente da modelo afirmou que Naomi manteve um clima de flerte com Taylor durante o jantar, e que após o evento, ficou acordada até tarde no quarto com a top, aguardando homens chegarem com diamantes. No meio da madrugada, eles teriam entrado com ¿cinco ou seis¿ pedras. Carole ainda contou que a modelo estava em contato com esses homens por telefone. Em depoimento na semana passada, Naomi disse que recebeu pequenas ¿pedras sujas¿ de um homem desconhecido após o jantar. A modelo, no entanto, alegou que não sabia que se tratava de diamantes e que eles teriam sido um presente de Taylor.