Título: Enquanto isso em Havana...
Autor: Guilayn, Priscila
Fonte: O Globo, 08/08/2010, O Mundo, p. 40

Fidel reestreia na política com discurso de 12 minutos na Assembleia

FIDEL DISCURSA sob o olhar do irmão e sucessor, Raúl, na Assembleia Nacional

HAVANA. Longe vão os tempos em que Fidel Castro arengava durante dez horas seguidas diante de multidões de centenas de milhares de pessoas em Havana. Mas, mesmo sem a antiga verve, os ínfimos 12 minutos que ele gastou para dar sua mensagem ontem diante de uma Assembleia Nacional lotada tiveram um significado especial para muitos: marcaram o retorno de El Comandante à vida política, após quatro anos afastado por motivo de doença.

E, se o tempo de duração foi muito diferente de outras épocas, o tema do discurso foi um velho conhecido dos cubanos: o imperialismo americano. Acompanhado atentamente pelo irmão e sucessor, Raúl Castro, Fidel alertou para o perigo de uma guerra atômica se os EUA atacarem o Irã por causa do programa nuclear do país.

¿ Obama não daria a ordem se o persuadíssemos. Estamos dando uma contribuição para este esforço positivo ¿ disse Fidel, referindo-se ao presidente dos EUA, Barack Obama.

Aos 83 anos, o ex-líder cubano ¿ que mantém seu assento parlamentar e o posto de secretário-geral do Partido Comunista ¿ chegou à Assembleia vestindo seu velho figurino verde-oliva e foi recebido aos gritos de ¿Viva Fidel!¿. A aparição de ontem gerou especulações de que Fidel queira retomar parte de suas antigas funções.