Título: Censo reforçará debate sobre previdência
Autor:
Fonte: O Globo, 08/08/2010, Opinião, p. 6

Com base em pesquisas anuais, feitas diretamente em domicílios, escolhidos por amostragem, o IBGE divulga retratos que permitem ao país acompanhar a evolução (ou retrocesso) de sua situação social e econômica. Mas essas pesquisas têm como ponto de partida um censo demográfico que o órgão promove a cada dez anos. O de 2010 já está em andamento.

O levantamento completo da população, observandose as características locais e regionais, permite que se aprimorem as amostragens, tornando-as mais precisas.

No dia 27 de novembro, o IBGE já terá respostas sobre ao tamanho da população brasileira, como ela se distribui no território nacional e também no exterior (os familiares que vivem no país é que serão a fonte de informação sobre parentes e agregados que moram em outros países).

Os recenseadores terão seu trabalho facilitado pelo uso de modernas ferramentas da informática e das telecomunicações. Os dados obtidos em cada domicílio chegarão ao IBGE com enorme rapidez e assim se espera que em pouco mais de três meses todas as 58 milhões de residências tenham sido visitadas.

O primeiro relatório parcial já sairá dentro de alguns dias.

É bem provável que o censo confirme a tendência de estabilização da população em horizonte mais curto do que o projetado anos atrás. A expectativa média de vida dos brasileiras vem aumentando, não só por causa da longevidade das pessoas, mas também porque há uma expressiva queda nas taxas de mortalidade infantil.

Políticas públicas que possibilitem melhoras nos serviços de saúde, nos hábitos da população (alimentação, exercícios físicos, asseio) e no saneamento básico (tratamento de água, coleta e tratamento de esgotos, recolhimento e depósito adequado de lixo) têm impacto sobre esses índices.

O censo mostrará claramente onde é preciso agir de forma mais contundente.

O censo possivelmente confirmará a queda nas taxas de natalidade. A garantia de que o número de crianças e jovens permanecerá estável ou até diminuirá nos próximos anos possibilitará a concentração de investimentos na qualidade da educação, em todos os seus níveis. E evidenciará a necessidade de se aprimorar a qualificação profissional daqueles que estão chegando ao mercado.

O envelhecimento da população, por sua vez, pouco a pouco se refletirá no consumo e na formação de poupança doméstica. O censo responderá se efetivamente teremos nos próximos dez anos a maior população em idade ativa de toda a nossa história.

Com razoável antecedência, os números que sairão dos computadores do IBGE chamarão a atenção para o fortalecimento dos sistemas previdenciários, buscando-se um equilíbrio financeiro de longo prazo que dê tranquilidade a todos os segurados, contribuintes ou beneficiários.

Em suma, o censo é uma espécie de momento de avaliação sobre quem somos e o que poderemos ser. É um levantamento capaz de dar respostas a muitas indagações dos brasileiros. Por isso, quanto mais colaboração houver, com informações verdadeiras, mais fiel será o retrato que o censo de 2010 fará da população brasileira.