Título: Lugo deve começar hoje sessão de quimioterapia
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 12/08/2010, O Mundo, p. 35

Tratamento médico do presidente do Paraguai continuará em seu país para evitar críticas

SÃO PAULO. A equipe médica do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo confirmou, depois de uma série de exames, que o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, tem um câncer linfático folicular. Ontem à noite os médicos ainda dependiam do resultado de alguns exames, mas já haviam decidido que, confirmadas as expectativas, Lugo fará hoje, no próprio hospital, a primeira das seis sessões de quimioterapia para o tratamento da doença. As outras cinco serão feitas em Assunção, capital do Paraguai.

- Estamos esperando o último resultado. Se ele confirmar o que estamos dizendo até agora seria possível que amanhã (hoje) de manhã o presidente Lugo comece já o primeiro ciclo da quimioterapia. Se a tolerância for boa poderemos voltar (ao Paraguai) amanhã (hoje) mesmo, à tarde - disse o médico paraguaio Alfredo Boccia, hematologista que acompanhou os exames em São Paulo.

Exame vai verificar presença de linfoma em vértebra

Um dos motivos não declarados da decisão paraguaia de fazer o tratamento de Lugo em Assunção são as reações contrárias à ajuda oferecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governo brasileiro. O médico paraguaio Francisco Perrota, diretor do Centro de Oncologia do Instituto de Previdência Social, criticou ontem a postura de Lugo, de realizar exames no Brasil, classificando a decisão como um "desprezo à capacidade" dos profissionais locais.

De acordo com a oncologista Yana Novis, do hospital de São Paulo, o presidente paraguaio está em excelentes condições clínicas. Até a noite, segundo ela, ainda não era possível saber quais eram as "cadeias ganglionárias", o que dará uma ideia mais precisa da extensão da doença. A médica disse ainda que o linfoma não é agressivo.

- O linfoma folicular é um linfoma indolente, de baixo perfil de agressividade e costuma responder muito bem ao tratamento - afirmou Yana.

A detecção do linfoma em uma vértebra de Lugo por exame de imagem ainda precisava ser confirmada por um teste histo-patológico.

- Foi preciso colher um fragmento do tecido para confirmar ou não a presença de linfoma. Temos uma visão preliminar que aponta para o envolvimento do linfoma, porém não confirma. Por isso aguardamos o resultado de um teste mais sofisticado - explicou o médico Frederico Costa, do Sírio-Libanês.