Título: Presidente da Gol tenta evitar greve
Autor: Nogueira, Danielle
Fonte: O Globo, 12/08/2010, Economia, p. 28

Constantino Júnior faz reuniões com funcionários. Assembleia será amanhã

O presidente da Gol, Constantino Júnior, iniciou ontem um périplo pelas principais bases da companhia numa tentativa de dissuadir os funcionários de entrarem em greve. O executivo esteve reunido com funcionários no Rio e em Brasília ontem e hoje estará em São Paulo, com o mesmo fim. O desempenho de Constantino será posto à prova amanhã, quando haverá assembleias em diversas cidades do país para decidir se haverá paralisação ou não. As convocações foram feitas pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos e Sindicato Nacional dos Aeronautas, todos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

No Rio, Constantino esteve com cerca de 50 funcionários em um auditório no prédio da administração da Infraero, no Galeão. O GLOBO teve acesso a parte da conversa, de aproximadamente uma hora e meia. As principais reivindicações foram mudanças no plano de saúde ¿ que teve reajuste de 35% em julho e é custeado integralmente pelos empregados ¿ e reformas na área do check-in no Galeão, para dar mais conforto aos atendentes.

Constantino disse que a questão do check-in ¿é simples¿ de ser resolvida, mas que não será possível assumir os custos dos planos de saúde. Nos cálculos da Gol, isso oneraria a empresa em cerca de R$45 milhões.

¿ Absorver os custos dos planos de saúde elevaria muito os custos fixos da empresa. Mas vamos buscar alternativas ¿ disse Constantino.