Título: Adversários vão bater forte em Cabral
Autor:
Fonte: O Globo, 12/08/2010, O País, p. 14

Candidatos preparam críticas ao governador no embate de hoje à noite

No primeiro debate sobre a disputa pelo governo do Rio, hoje à noite, na TV Bandeirantes, os três candidatos de oposição com presença confirmada ameaçam apontar sua artilharia para o governador Sérgio Cabral, que tenta a reeleição pelo PMDB. Fernando Gabeira (PV), Fernando Peregrino (PR) e Jefferson Moura (PSOL) disseram que, além de apresentar propostas, vão focar nas críticas ao governo. E temas que consideram sensíveis, como transportes e saúde, devem predominar.

Gabeira afirma que manterá o tom de respeito. Mas adianta que não deixará de questionar Cabral (que chegara a anunciar que não participaria do debate) sobre assuntos como uma suposta concentração de traficantes no Complexo do Alemão:

- Se depender de mim, haverá um tom respeitoso. O governador achou desrespeitoso eu dizer que no Complexo do Alemão há uma concentração de traficantes. Mas lá continua sendo um bunker de traficantes.

Peregrino, que diz estar se preparando para o debate com ajuda do ex-governador Anthony Garotinho, é outro que tentará pôr Cabral contra a parede:

- Vou mostrar um diagnóstico realmente crítico do estado. Evidente que vou polemizar.

Postura parecida com a que deve ter Moura:

- Vamos passar a política do estado a limpo, em especial a do atual governador.

Cabral, por sua vez, espera um tom mais propositivo. E diz estar tranquilo para o embate:

- Minha expectativa é tranquila. Fora a garganta, que estou aqui cuidando com gengibre e remédios, conteúdo não falta.

O debate, a partir das 22h, será mediado pelo jornalista Sérgio Costa e terá cinco blocos. No primeiro, ele fará uma pergunta para cada candidato, que terá um minuto e 30 segundos para responder. Nos três blocos seguintes, cada candidato fará uma pergunta (30 segundos) ao adversário escolhido por ele para responder (um minuto e 30 segundos), com réplica e tréplica. No quinto, eles terão um minuto e 30 segundos para responder a perguntas da sociedade e três minutos para considerações finais.