Título: Câncer não afetará mandato, diz Lugo
Autor:
Fonte: O Globo, 13/08/2010, O Mundo, p. 30

Presidente paraguaio passa por quimioterapia e tem diagnosticado 3º foco da doença

SÃO PAULO. Em sua primeira declaração pública desde que foi diagnosticado com câncer linfático na semana passada, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, garantiu que vai continuar seu mandato, que se encerra em 2013, apesar da doença. O presidente, de 59 anos, foi submetido à primeira das seis sessões de quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e afirmou estar ansioso para retornar logo ao seu país.

Os médicos que acompanham o presidente confirmaram que Lugo poderá continuar governando normalmente, dissipando apreensões sobre um eventual fim antecipado do mandato. O hematologista paraguaio Alfredo Boccia, que acompanha o presidente no Brasil, afirmou que a comitiva deve retornar a Assunção no sábado, assim que Lugo se recuperar do tratamento, ao qual, segundo o médico, resistiu bem.

Consultei os médicos insistentemente se a quimioterapia modificaria de alguma maneira meu curso de ação como mandatário, e todos me responderam que poderei levar uma vida normal. Sinto-me aliviado, porque não há nada que eu queira mais do que me entregar plenamente à causa de governar, escreveu Lugo, numa breve mensagem a seus compatriotas.

No texto, o presidente elogiou ainda as condições de atendimento no hospital paulistano e agradeceu a solidariedade de todos que torcem por seu restabelecimento.

O paraguaio veio ao Brasil para realizar exames que, segundo Boccia, não existem em seu país. O hematologista afirmou que, graças aos procedimentos pelos quais Lugo passou em São Paulo, foi possível detectar um novo foco da doença no presidente: além dos tumores na virilha e no peito, foi constatado um terceiro, na coluna vertebral.

Confirmamos o diagnóstico feito em Assunção. Realizamos um teste que não é feito no Paraguai, que permitiu determinar a outra localização (do tumor) explicou.

Apesar do câncer ter sido diagnosticado como de baixa agressividade, o patologista paraguaio José Bellasai advertiu, no entanto, que o estado clínico do presidente é avançado já que atingiu os ossos.

Médico brasileiro irá com Lugo ao Paraguai O presidente deve agora continuar as sessões de quimioterapia, que devem durar de quatro a seis meses, no Paraguai.

A princípio, assessores haviam divulgado que Lugo se submeteria ao tratamento nos finais de semana, para não atrapalhar suas atividades presidenciais.

Ontem, um dos oncologistas da equipe brasileira, Frederico Costa, afirmou que viajaria ao Paraguai com Lugo para monitorar de perto sua resposta à quimioterapia.

Todas as funções de seu corpo estão intactas. Nós acreditamos que a quimioterapia será muito bem tolerada e que isso não o impedirá de levar uma vida normal ou conduzir seus deveres afirmou o oncologista.