Título: Lula: consolidação das leis sociais após eleição
Autor: Brisolla, Fabio
Fonte: O Globo, 13/08/2010, O País, p. 12B

Justificativa é que clima eleitoral deturpa os projetos: "Pônei bonitinho volta um camelo"

BRASÍLIA. Em discurso para jovens, na solenidade de assinatura para convocação da segunda Convenção Nacional da Juventude que ocorrerá em setembro de 2011 , o presidente Lula disse ontem que não vai enviar agora ao Congresso a consolidação das leis sociais, como pretendia. Lula deu a entender que o projeto será encaminhado no ano que vem, para que o assunto não seja discutido durante as eleições.

Após criticar os governos anteriores, Lula disse que a consolidação ficou muito grande, e que é melhor esperar o novo Parlamento. Na sua opinião, o clima eleitoral poderia deturpar o espírito do projeto, uma vez que os parlamentares, interessados na própria eleição, poderiam modificar e acrescentar temas à proposta, desfigurando-a: Por que não mandei para o Congresso? Não mandei exatamente por conta do processo eleitoral. Esta é uma época em que a gente monta, manda para o Congresso um pônei bonitinho, daqueles pequenininhos de circo, e o bicho volta um camelo disse, provocando risos na plateia. Vocês sabem disso, porque a quantidade de emendas...

Então, para não destruir e não deformar, eu falei para o Dulci (secretário geral): vamos ter paciência, vamos esperar o Congresso eleger os novos deputados, os novos senadores, e aí se dá entrada no Congresso.