Título: Ibope: Dilma sobe mais e hoje venceria no primeiro turno
Autor: Carvalho, Jailton de; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 17/08/2010, O País, p. 4

Petista agora aparece com 43%, contra 32% de Serra e 8% de Marina

BRASÍLIA. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ampliou de cinco para 11 pontos a vantagem sobre seu principal adversário, o ex-governador José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope divulgada ontem no Jornal Nacional. Dilma está com 43% das intenções de voto, contra 32% de Serra. Marina Silva (PV) permanece em terceiro lugar, com 8%. Os votos em branco e nulos somam 7% e os eleitores indecisos, 9%.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo.

A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Segundo o Ibope, se a eleição fosse hoje, Dilma poderia vencer no primeiro turno. Considerandose só os votos válidos (excluindo-se os votos em branco e nulos e os eleitores indecisos), ela tem hoje 51%, contra 38% de Serra e 10% de Marina.

Nesse cenário, os demais candidatos têm, juntos, 1%.

No cenário de 2oturno, Dilma vence por 48% a 37% O secretário geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo (SP), comemorou: Os que achavam que ela iria derrapar nos debates e fraquejar em entrevistas estão tendo agora que engolir a realidade: ela é uma excelente candidata e apta a ser a primeira mulher presidente do Brasil.

Ao Blog do Noblat, o coordenador do programa de governo de Dilma, Marco Aurélio Garcia, foi irônico sobre o desempenho de Serra: Se ele insistir nessa tecla de não ter um discurso definido, essa é uma tecla de delete.

Ele vai se deletar. Ele tem de definir quem ele é.

Num eventual segundo turno, Dilma venceria Serra também por 11 pontos (48% a 37%). Na sondagem anterior, a vantagem era de 5 pontos (44% a 39%).

A oposição tentou minimizar o resultado e disse estar confiante de que Serra poderá mudar esse quadro com o horário eleitoral na TV, a partir de hoje: O importante é que Serra tem mantido um patamar significativo para começar sua campanha, enquanto o patrimônio de Dilma é decorrente de um monumental uso da máquina governamental. Em 2006, Alckmin tinha 24% das intenções de votos e Lula seria eleito no primeiro turno, mas a eleição foi para o segundo turno disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR)