Título: Homens buscam um visual mais másculo
Autor: Jansen, Roberta
Fonte: O Globo, 15/08/2010, Saúde, p. 43

Não são apenas as mulheres que buscam na cirurgia plástica e em outros procedimentos um ideal de beleza. Embora a proporção ainda seja muito desigual, 85% a 15%, segundo a pesquisa da ISAPS divulgada na semana passada, os homens cada vez mais se submetem a tratamentos estéticos. No Brasil, o número também vem aumentando, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sebastião Nelson Edy Guerra.

¿ Em 2008, no Brasil, o percentual de homens a se submeterem a procedimentos estéticos era de 13% ¿ afirmou. ¿ Hoje, a gente deve estar chegando aos 15%.

O campeão disparado na preferência masculina é o transplante de cabelo ¿ único procedimento que os homens realizam mais do que as mulheres, por motivos óbvios. A redução de orelhas vem logo depois no ranking das preferências masculinas, com 38%, seguido do nariz e do abdômen.

¿ Dos 16 aos 20 anos, os homens costumam operar orelha, nariz ¿ enumera Guerra. ¿ Quando chega aos 25, já homem feito, quer reduzir as gorduras do abdômen, do quadril. Dos 30 aos 35, se frequentam academia sem muito resultado, começam a querer colocar silicone no busto, nas coxas, nos braços, simulando musculatura. A incidência ainda é baixa, 2,5% e o resultado, às vezes, não é tão natural.