Título: Dois cineastas de olho eleitor
Autor: Jungblut, Cristiane; Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 15/08/2010, O País, p. 10

Roberto Berliner e Moacyr Goes dirigem programas de TV de Cabral e Gabeira

No Rio, os dois principais candidatos ao governo, Sérgio Cabral (PMDB) e Fernando Gabeira (PV), contrataram cineastas para comandar seus programas eleitorais. Do lado do peemedebista está o cineasta Roberto Berliner, da produtora TV Zero, de filmes como Herbert de perto e A pessoa é para o que nasce.

Na direção do programa verde está Moacyr Goes, que já dirigiu novelas como Laços de família e filmes como Dom e O homem que desafiou o diabo.

Mas a disparidade entre os caixas das duas campanhas vai se refletir na estrutura das duas produções. Cabral deve gastar cerca de R$ 1,5 milhão, enquanto Gabeira prevê um custo de R$ 50 mil, segundo informações ao TSE.

Enquanto o candidato à reeleição fará gravações no Polo Rio complexo audiovisual na Barra , o verde gravará em seu escritório, na Rua Alice, em Laranjeiras.

A disparidade também é grande quanto ao tempo de TV: Cabral terá 8 minutos, 25 segundos e 78 décimos, quase o dobro de Gabeira, que terá 4 minutos, 53 segundos e 44 décimos.

Mas a diferença de valores, tempo e de infraestrutura não preocupa Goes: Não é o tamanho nem o volume de dinheiro da campanha do governador Cabral que balizam a nossa.

Para Berliner, também não é possível confiar apenas na vantagem do maior tempo de Cabral: Ter tempo sem conteúdo, ou conteúdo sem tempo, não adianta.

O roteiro dos cineastas não prevê qualquer confronto direto.

Vamos mostrar o que o governo Cabral fez, as diferenças entre o Rio pré e pós-Cabral, e as propostas para um segundo mandato disse Berliner.

Goes também descarta a possibilidade de embate direto entre os dois candidatos, mas revela que Gabeira não se calará quanto a questões que ele considera precárias.

O Gabeira jamais atacará o Cabral. No entanto, eu sinto que o Fernando tem uma disposição de enfrentamento daquilo que ele acha que são questões muito precárias do Rio.

O presidente Lula já gravou para o programa de Cabral, e a presidenciável petista, Dilma Rousseff, também deverá participar. No caso de Gabeira, os candidatos José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) já gravaram depoimentos em prol da sua candidatura.

Quanto à aparição de aliados polêmicos, como o ex-prefeito do Rio Cesar Maia, Goes afirmou apenas: O programa sempre foi pensado no Gabeira como eixo de um projeto de oposição no Rio de Janeiro.