Título: Datafolha: vantagem de Cabral sobre Gabeira é de 43 pontos
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 14/08/2010, O País, p. 4

Governador sobe de 53% para 57%; e verde cai de 18% para 14% Cássio Bruno

Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra o governador Sérgio Cabral (PMDB), que tenta a reeleição, com 57% das intenções de voto. Com esse resultado, ele venceria no primeiro turno. Cabral abriu uma diferença de 43 pontos percentuais em relação ao candidato do PV, Fernando Gabeira, que tinha 18% e agora aparece com 14%. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pela Folha de S.Paulo.

Gabeira disse ter esperança de conseguir reduzir a vantagem do adversário: A pesquisa revela apenas um momento. Como dizia Cazuza, o tempo não para. Quero levar (a disputa) para o segundo turno afirmou ele.

Cabral também comentou: A população reconhece nosso trabalho. O Rio virou a página, que era de brigas e falta de recursos. Agora vive um novo período, de importantes conquistas.

A pesquisa reflete isso.

O governador tem a seu favor a máquina estadual e o apoio de 91 dos 92 prefeitos do estado e de mais 16 partidos, além da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e do presidente Lula. Já Gabeira, da coligação PV/PSDB/ DEM/PPS, apoia os presidenciáveis José Serra, do PSDB, e Marina Silva, do PV.

O Datafolha fez 1.246 entrevistas, de terça a quintafeira passadas, em 29 municípios.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Com isso, Sérgio Cabral pode ter entre 54% e 60%, e Gabeira, entre 11% e 17%.

Eduardo Serra (PCB) manteve os 3%. Cyro Garcia (PSTU) caiu um ponto e, agora, tem 2%. Fernando Peregrino (PR), apoiado pelo ex-governador Anthony Garotinho, permanece com 1%. Jefferson Moura (PSOL) também aparece com 1%. Eleitores indecisos, que somavam 12%, são 14%. Os que pretendem votar em branco ou anular passaram de 9% para 8%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) com o número 67892/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 22769/2010.