Título: TSE não descarta motivação política
Autor: Braga , Isabel
Fonte: O Globo, 19/08/2010, O País, p. 3

BRASÍLIA. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, viajou a Aracaju para acompanhar as investigações e disse que não descarta qualquer hipótese para o crime. Ele mencionou, inclusive, a possibilidade de o crime ter sido provocado por motivações eleitorais, como candidatos inconformados por terem os registros eleitorais negados com base na Lei da Ficha Limpa. Ele pediu providências ao Ministério da Justiça e reafirmou que o incidente não irá inibir a atuação da Justiça Eleitoral:

- Minha presença em Sergipe tem o efeito de demonstrar que a Justiça eleitoral está unida para enfrentar qualquer desafio.

Após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, pedir que os órgãos oficiais de segurança federais e estaduais reforcem a proteção à integridade física de magistrados, Lewandowski disse que avalia a possibilidade de solicitar reforço na segurança dos presidentes dos TREs e de juízes que atuam no processo eleitoral.

- O juiz brasileiro é muito despojado, de grande coragem física e, em geral, dispensa a segurança. Vamos cogitar de reforçar a segurança dos juízes eleitorais, não apenas dos presidentes, mas de todos que atuam no processo eleitoral, sobretudo naquelas áreas em que haja um risco maior à segurança física dos magistrados.

Lewandowski disse acreditar que as eleições transcorrerão com tranquilidade:

- Estamos atentos, não haverá hipótese de interferência, salvo este incidente, que é isolado. Esperamos eleições absolutamente tranquilas.

Em nota, Peluso cobrou a rápida apuração dos crimes pelas autoridades de segurança de Sergipe.