Título: Lápis, caneta e desinfetante
Autor: Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 16/08/2010, Economia, p. 19

Escolas dos EUA pedem itens de limpeza aos pais

Os americanos com filhos em idade escolar começam a enfrentar um problema que os brasileiros conhecem há tempos: a inclusão de produtos de limpeza na lista de material. De acordo com reportagem publicada ontem no ¿New York Times¿, as escolas americanas, cujos orçamentos sofreram cortes por causa da crise, estão pedindo itens como toalhas e lenços de papel, copos descartáveis, sacos de lixo, sabão líquido e desinfetante em spray.

¿Quando vi, fiquei boquiaberta¿, conta Kristin Cooper sobre a lista da filha Emily, que começa na escola este ano (nos EUA, o ano escolar começa em setembro). Segundo o ¿Times¿, tanto educadores como varejistas atribuem a engordada da lista escolar à desaceleração da economia.

Mas as escolas, diz o jornal, sabem que os pais dos alunos também enfrentam dificuldades. Malcolm Thomas, superintendente da escola municipal de Escambia County, na Costa do Golfo (Flórida), colocou os itens de limpeza como opcionais. Mas se os pais não contribuem, os professores acabam tendo de arcar com a despesa, explica, ¿ou teríamos de cortar pessoal¿. E Kristin Cooper prefere assumir os encargos no lugar dos professores de sua filha: ¿Não esperamos que o carteiro pague a gasolina para entregar nossa correspondência¿.