Título: Slim põe um mexicano no comando da Claro
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 18/08/2010, Economia, p. 35
Carlos Zenteno, que implantou o GSM no México, substitui João Cox, após quatro anos no comando da companhia
A Claro terá a partir do fim deste mês um mexicano no comando de suas operações. Trata-se de Carlos Zenteno, de 39 anos, que presidiu as operações da Claro na Argentina, no Uruguai e no Paraguai nos últimos seis anos. Ele vem para substituir João Cox, de 47 anos. Ontem, o executivo disse que pedira demissão após quatro anos no comando da companhia brasileira para ¿tocar projetos particulares e ficar mais perto da família¿. Mas, para analistas que acompanham o setor, a saída de Cox está relacionada a uma troca de comando decidida pelo bilionário Carlos Slim, dono da Embratel e da Claro.
Episódio semelhante aconteceu com a Embratel em 2008. Claro, Embratel e Net fazem parte do grupo América Móvil, controlado pelo mexicano Slim, homem mais rico do mundo, segundo a ¿Forbes¿. Há dois anos, Carlos Henrique Moreira, que comandou a Embratel por quase quatro anos, também pediu demissão para dar lugar ao mexicano José Formoso Martínez. A Net, hoje, é comandada pelo gaúcho José Antônio Felix.
Fusão de Claro e Embratel foi anunciada em janeiro
Zenteno, formado em engenharia eletrônica, é próximo de Slim. Ele entrou para o grupo em 1994. O executivo foi um dos responsáveis por implantar a tecnologia GSM no México e também já foi gerente geral da América Móvil no Equador.
¿ Foi uma decisão pessoal. Quero ficar mais tempo com minha família. Foi isso que me motivou a sair. Estou saindo de bem com todos. Zenteno é mexicano e fez um bom trabalho na Argentina, onde a Claro saiu do quarto lugar e se tornou a líder de mercado ¿ disse Cox.
Cox negou que tenha saído devido às pressões envolvendo o processo de fusão entre a América Móvil, dona da Claro, e da Telmex, que controla a Embratel e parte da Net. Em janeiro deste ano, Slim anunciou a união das duas companhias em toda a América Latina. Fontes, no entanto, dizem que Cox não fazia parte dos planos de Slim, que unirá Claro, Embratel e Net em uma só empresa.
¿ A saída de Cox já estava sendo trabalhada há algumas semanas. Cox anunciou sua decisão a alguns funcionários na noite de segunda-feira. Slim nunca escondeu que prefere mexicanos no comando das companhias no Brasil. Apesar dos bons resultados das empresas, os executivos acabam sendo esvaziados. Em reuniões e encontros, era visível o maior prestígio de Formoso ¿ disse uma fonte na companhia.
Ontem, Cox enviou um e-mail aos diretores, ressaltando o crescimento da Claro sob sua gestão. No email, o executivo ressaltou que, em quatro anos, o número de clientes passou de 28 milhões para quase 47 milhões, tornando a companhia vice-líder do país, atrás apenas da Vivo, com 55,9 milhões de clientes.
¿ Nossa receita mais que duplicou no período. Quando cheguei, era de R$5 bilhões. Penso em voltar a dar aulas e tocar meus investimentos no setor imobiliário e no setor de plástico, na Bahia ¿ disse Cox.