Título: O papel das políticas para a aréa
Autor: Ribeiro, Efrém
Fonte: O Globo, 20/08/2010, O País, p. 18

Para Regina de Assis, secretária de Educação do Rio entre 1993 e 1996, os números do Inep mostram que a evasão caiu, mas ainda é alta, especialmente no Norte e no Nordeste. Ela destaca o fato de Rio e Rio Grande do Sul terem altas taxas, destoando do restante do Sul e Sudeste.

Segundo Regina, os dados do Inep, embora defasados, indicam que é preciso conhecer melhor os contextos educacionais. Ela frisa que muitas cidades ainda não têm condições de municipalizar o ensino fundamental, que fica tutelado pelo estado:

¿ A evasão é produto do baixo investimento na formação de professores de pedagogia; da improvisação de gestores e de sua consequente incapacidade para criar políticas públicas sem interferência partidária. Enfrentar a evasão é dever do Estado e da sociedade organizada.

Pesquisador de financiamento educacional, Nicholas Davies, da UFF, destaca ainda o papel não só de ações como melhoria salarial dos professores e assistência social nas escolas, mas também da melhor aplicação das verbas:

¿ Muitos recursos não vão para as atividades-fim, as escolas, mas para a burocracia das atividades-meio. Além disso, muitos governos estaduais e municipais completam irregularmente, com o ganho do Fundeb, o mínimo obrigatório de 25% da arrecadação para educação.