Título: Esforço para evitar ataque de Israel ao Irã
Autor: Eichenberg, Fernando
Fonte: O Globo, 21/08/2010, O Mundo, p. 40
Casa Branca afirma ao país aliado que programa nuclear de Teerã está atrasado
WASHINGTON e TEERÃ. Citando provas de que ainda há problemas no programa nuclear iraniano, o governo americano convenceu esta semana Israel de que ainda levaria cerca de um ano ¿ ou talvez mais ¿ para que o Irã consiga fabricar uma arma nuclear. Numa ofensiva diplomática, funcionários da Casa Branca disseram que tal avaliação atenuou as perspectivas de um possível ataque israelense contra as instalações nucleares do vizinho no próximo ano, como o governo de Benjamin Netanyahu vem ameaçando.
Autoridades de inteligência israelense alegavam que o Irã poderia terminar a corrida para a produção de uma bomba em meses, enquanto as agências de inteligência americanas passaram a acreditar, no ano passado, que levará mais tempo até que Teerã tenha esta capacidade.
¿ Nós acreditamos que eles têm cerca de um ano ¿ disse Gary Samore, principal assessor do presidente Barack Obama para questões nucleares, referindo-se ao tempo que os iranianos levarão para a suposta fabricação de uma bomba. ¿ Um ano é um período muito longo.
Ahmadinejad pronto para voltar a negociar com Conselho de Segurança
A Casa Branca disse acreditar que os inspetores internacionais podem detectar um movimento iraniano nesta direção em poucas semanas. As avaliações americanas são baseadas em informações da inteligência ¿ obtidas no último ano ¿ bem como em relatórios de inspetores internacionais. Não está claro, no entanto, se os problemas que o Irã estaria enfrentando são resultado de um deficiente projeto de centrifugação, de dificuldades em obter componentes, ou da corrida do Ocidente para sabotar o programa nuclear.
Em uma entrevista publicada ontem pelo jornal japonês ¿Yomiuri Shimbun¿, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou estar pronto para a retomada das negociações nucleares com as superpotências. Teerã estaria disposta a voltar a conversar com os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU até o início de setembro.
¿ Nós prometemos parar o enriquecimento de urânio a 20% se tivermos garantia de combustível nuclear ¿ disse Ahmadinejad.