Título: Arruda: Roriz pagou propina para evitar denúncia
Autor:
Fonte: O Globo, 21/08/2010, O País, p. 22

Acusação de ex-governador do Distrito Federal ocorreu em depoimento ao Ministério Público

BRASÍLIA. O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda disse, em depoimento ao Ministério Público, que o ex-senador Joaquim Roriz, que concorre ao governo do DF, teria pago propina para não ser denunciado à Justiça. As informações estão em reportagem da revista "Época". Em 2007, Roriz foi flagrado em conversas telefônicas, nas quais acertava o recebimento de dinheiro suspeito. As conversas foram grampeadas com autorização judicial em meio à Operação Aquarela, da Polícia Civil de Brasília, que investigava denúncias de fraudes em operações do Banco de Brasília.

Na ocasião, Roriz era senador e renunciou ao cargo para não sofrer um processo de quebra de decoro, o que poderia levar à sua cassação e à perda dos direitos políticos.

Apesar de os indícios revelados pelos grampos, o Ministério Público do DF só ajuizou uma ação por improbidade administrativa contra Roriz em abril passado, três anos depois da renúncia.

De acordo com a "Época", o motivo desse atraso foi a propina que Roriz teria pago ao órgão. A dinheiro teria sido pago à promotora de justiça Deborah Guerner, que teria recebido três parcelas de R$800 mil, totalizando R$2,4 milhões.

A revista conta ainda que as declarações de Arruda, preso durante dois meses por ter supostamente montado um amplo esquema de corrupção em seu governo, foram dadas a procuradores da República. Roriz, que foi padrinho político de Arruda, governou o DF por quatro mandatos e atualmente lidera as pesquisas de intenção de voto, podendo ganhar ainda no primeiro turno. O Tribunal Regional Eleitoral do DF impugnou sua candidatura, com base na Lei da Ficha Limpa, mas Roriz recorreu e continua na disputa.