Título: Marina assina documento em defesa da liberdade de expressão
Autor: Damasceno, Natanael; Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 21/08/2010, O País, p. 17

Candidata do PV foi a terceira presidenciável a firmar compromisso

A candidata do PV, Marina Silva, assinou ontem a Declaração de Chapultepec, documento firmado em 1994 por países das Américas em defesa da liberdade de expressão. Os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) já haviam assinado o documento na quinta-feira, no 8º Congresso Brasileiro dos Jornais.

- O direito à liberdade de expressão deve ser exercitado livremente. Nós conquistamos a democracia para isso. A liberdade de imprensa favorece a construção de um país mais justo, mais fraterno e mais solidário - afirmou Marina.

Segundo a presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Judith Brito, os jornais e a sociedade conseguiram um "grande gol" ao obter o comprometimento público dos três principais candidatos à Presidência.

Perguntada se o comprometimento dos candidatos afastaria da ANJ as preocupações com medidas contra a liberdade de imprensa, Judith disse que é um bom começo para uma relação com o próximo presidente:

- Isso nos dá um ponto de partida positivo, mas estamos a postos para agir sempre que houver iniciativas de combate à liberdade de expressão.

Diretora-superintendente do Grupo Folha, que edita o jornal "Folha de S. Paulo", Judith Brito foi reeleita para presidir a ANJ desde 2008. Com o novo mandato, ficará à frente da instituição, que reúne 146 jornais, até 2012. Entre os 12 nomes da diretoria da instituição, houve apenas uma substituição: no lugar de Júlio César Mesquita, do jornal "O Estado de S. Paulo", entrou Francisco de Mesquita Neto, da mesma publicação, para ocupar uma das vagas de vice-presidente.