Título: Ahmadinejad lança Embaixador da morte
Autor:
Fonte: O Globo, 23/08/2010, O Mundo, p. 24

Presidente dá apelido a primeiro avião de bombardeio teleguiado do Irã, que percorre até mil km com mísseis

TEERÃ. O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, apresentou ontem o primeiro avião militar não tripulado fabricado no país. Batizado de Karrar (atacante) e apelidado pelo líder iraniano como Embaixador da morte, o bombardeiro teleguiado tem 4 metros de comprimento e pode percorrer até mil quilômetros, alcançando a velocidade máxima de 900 km por hora. O UAV (Unmanned Aerial Vehicle) é capaz de carregar tipos diferentes de bombas e mísseis (quatro mísseis de cruzeiro, ou duas bombas de 113kg, ou uma de 225kg).

Advertência a EUA e Israel sobre programa nuclear A apresentação foi feita em cerimônia de comemoração ao Dia da Indústria da Defesa iraniana, um dia depois de o país inaugurar sua primeira usina nuclear, em Bushehr, com urânio enriquecido fornecido pela Rússia, e dois dias depois de ser realizado com êxito o teste do míssil terra a terra Qiam, apresentado como um projétil com aspectos técnicos novos e uma capacidade tática única.

No evento de ontem, o ministro da defesa do país, o general Ahmad Vahidi, afirmou que, em breve, o Irã deve anunciar outro novo projeto de grande importância.

O Irã nunca teve a intenção de atacar outro país afirmou Vahidi, completando, no entanto, que eles estão preparados para reagir a qualquer ofensiva externa. Karrar é o símbolo do progresso da indústria de defesa do Irã. Nossa capacidade de defesa chegou a um ponto em que não precisamos mais da ajuda de outros países.

Durante a cerimônia, Ahmadinejad discursou que, com o Karrar, qualquer tentativa de ataque ao território iraniano ou à soberania da nação seria suicídio. O presidente chamou o avião de Embaixador da morte, e disse que a intenção era manter o inimigo paralisado em suas bases.

O líder iraniano lançou também uma advertência aos EUA e a Israel para que não considerem a opção militar contra o programa nuclear iraniano.

Antes de ser uma mensagem de morte para os inimigos, o Karrar é o portador de uma mensagem de dignidade e salvação para a humanidade afirmou.

Entre os projetos militares anunciados pelo general Vahidi para os próximos dias devem estar as duas linhas de produção de lanchas rápidas Seraj e Zolfagar, equipadas com lançamísseis.

O país prevê ainda o lançamento de satélites de altaaltitude nos próximos anos.

Em fevereiro, o país inaugurou a produção de dois tipos de avião com capacidade de reconhecimento e bombardeio. Os veículos sem pilotos como o Karrar são o símbolo da guerra moderna. Para oficiais americanos, aviões e tanques com controle remoto diminuem riscos e permitem que as tropas espionem os inimigos. O Irã produz tanques, mísseis e aviões de combate desde que, durante a guerra contra o Iraque, sofreu embargo imposto pelos EUA.

Com a inauguração da primeira usina nuclear iraniana, as especulações em torno das reais intenções de Ahmadinejad voltaram à pauta internacional. O governo garante que Bushehr vai funcionar apenas para fornecer energia elétrica. A instalação de 163 barras de combustível, fornecidas pela Rússia, só estará terminada em 5 de setembro, e serão precisos cerca de dois meses para que a central esteja em pleno funcionamento.