Título: Dilma teme um racha
Autor: Vaz, Lúcio
Fonte: Correio Braziliense, 03/07/2009, Política, p. 6

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, vê mais um obstáculo em sua corrida ao Palácio do Planalto: as eleições internas do PT, em novembro. Ela teme que divergências entre as correntes do partido causem dispersão de forças no momento em que a Direção Nacional busca unidade para 2010.

Dilma deixou clara a preocupação na quarta, em jantar com deputados do Movimento PT ¿ segunda maior tendência do partido e que lançou o deputado federal Geraldo Magela (DF) para a presidência da sigla. A ministra frisou que a legenda deve trabalhar por um consenso e lembrou que José Eduardo Dutra, que hoje dirige a BR Distribuidora, é o candidato do presidente Lula para comandar o PT. ¿Ela teme que o partido passe cinco meses em disputa interna em vez de trabalhar pela campanha de 2010¿, disse um parlamentar.

Dilma também tocou em outro ponto de atrito entre petistas: as costuras regionais, principalmente com o PMDB. A ministra defendeu que as correntes favoreçam alianças, mesmo que tenham de abrir mão de disputar governos estaduais. E sugeriu que o partido busque ampliar as bancadas na Câmara e no Senado. ¿Ela deixou claro que dependerá do partido preparar o processo de palanques¿, disse Magela, que cedeu a casa para o jantar.