Título: Quadrilha de Nem recebe reforço
Autor: Costa, Ana Cláudia
Fonte: O Globo, 24/08/2010, Rio, p. 16

Bando de traficantes da Rocinha se prepara para possível ofensiva da polícia

Depois da prisão de dez bandidos da Rocinha, após o confronto com policiais do 23º BPM (Leblon), na manhã de sábado, a quadrilha do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico nos morros do Vidigal e Rocinha, teria recebido um reforço de bandidos de outras comunidades. As informações foram passadas por moradores da Rocinha, que pediram para não serem identificados. Um deles, inclusive, contou que traficantes da comunidade montaram barreiras em alguns dos acessos à favela para tentar resistir a uma possível operação da polícia. A maior concentração dos bandidos estaria na Rua do Valão, logo na entrada do morro, e nas localidades da Cachopa e Vila Verde. O serviço reservado do 23º BPM, responsável pelo policiamento na região, desconhece as informações.

Os moradores contam que os bandidos começaram a chegar à Rocinha na noite domingo. Na madrugada de ontem, muitos se reuniram em um baile funk na favela, onde também houve, segundo uma das testemunhas, uma apresentação de reggae.

¿ Nunca vi tanto bandido de fora no baile funk ¿ comentou um dos moradores.

Enquanto isso, as ruas de São Conrado continuavam com o policiamento reforçado. Um dupla de policiais militares permaneceu durante todo o dia em frente ao Hotel Intercontinental, invadido pelo bando de Nem, na manhã de sábado.

No quarteirão seguinte, onde fica o prédio do antigo Hotel Nacional, fechado desde 1995, havia uma viatura da PM e policiais do Grupo Especial Tático em Motopatrulhamento (Getem).