Título: Ibope aponta empate em Alagoas
Autor: Rios, Odilon
Fonte: O Globo, 25/08/2010, O País, p. 15

Ronaldo Lessa (PDT) tem 29% das intenções de voto, e Collor, 28%; Lula grava depoimento a favor de Renan

MACEIÓ. A primeira pesquisa do Ibope sobre as eleições para o governo de Alagoas aponta que a disputa está empatada. O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) está com 29% das intenções de voto, seguido do senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB/AL), com 28%, e do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), com 24%. Jefferson Piones (PRTB), Mário Agra (PSOL) e Tony Clóvis (PCB) têm 1% de intenções de voto cada um. Votos em branco e nulos somaram 5%. E 11% ainda não sabem em quem vão votar no estado, segundo o instituto.

Para a pesquisa, o Ibope ouviu 812 pessoas, dos dias 19 a 24 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 11521/2010, e foi contratada e divulgada pela TV Gazeta de Alagoas.

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, usou um depoimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu programa eleitoral em Alagoas:

- A presidente Dilma vai precisar muito de senadores que apoiem seu governo em Brasília, e peço aos alagoanos que votem em Renan para o Senado - disse Lula no programa do senador, falando em obras inacabadas e associando o nome de Calheiros a programas federais.

Sem a presença de Dilma em Alagoas, Collor e Lessa, os principais adversários na disputa pelo governo, têm investido de formas diferentes nos nomes da candidata petista e do presidente.

Lessa usa Lula e Dilma na TV; Collor, apenas fora dela

Collor não cita nenhum dos dois no horário eleitoral gratuito, apenas em comícios e em caminhadas que faz pelo interior do estado. Já Lessa refere-se a Lula e Dilma, usando fotos e falando o nome de ambos, em seu programa.

Enquanto não consegue um depoimento de Lula, Collor tornou-se o mais novo comendador de Maceió, título entregue pela Câmara de Vereadores. A comenda foi aprovada por unanimidade em abril de 2008 - com voto também da vereadora Heloísa Helena (PSOL), que não apareceu na entrega. O título leva o nome do pai de Collor, Arnon de Mello, e foi sugestão do candidato a vice do ex-presidente, Galba Novaes (PRB), vereador por Maceió, que o entregou ao senador.

Entidades representativas da sociedade civil organizada marcaram para próxima quinta-feira, 26, o segundo "Fora Collor", ato de repúdio ao nome do senador. O primeiro "Fora Collor" aconteceu no dia 11 de agosto.