Título: Beber água ajuda a emagrecer
Autor:
Fonte: O Globo, 25/08/2010, Ciência, p. 34

Estudo diz que ingerir o líquido antes de comer reduz sensação de fome

BEBER água diariamente antes das refeições ajuda a reduzir calorias, diz estudo

As pessoas que fazem dieta para emagrecer podem perder quase dois quilos a mais se beberem pelo menos dois ou três copos de água por dia antes das principais refeições. É o que aponta um estudo divulgado no congresso da Sociedade Americana de Química, em Boston, com 48 adultos de 55 a 75 anos de idade, divididos em dois grupos, por 12 semanas.

No final da pesquisa, realizada por pesquisadores da Universidade Virginia Tech, foi observado que os participantes em dieta de baixa caloria que consumiram água antes de comer perderam cerca de 7 kg, enquanto os demais voluntários eliminaram, em média, 5 kg. Um trabalho anterior, do mesmo grupo, já havia revelado que os indivíduos que bebem até dois copos de água antes de cada refeição ingerem de 75 a 90 quilocalorias a menos.

Segundo uma das autoras da pesquisa, a nutricionista Brenda Davy, o fato de se encher o estômago com um líquido sem calorias antes das refeições faz com que menos calorias sejam consumidas. A pesquisa foi financiada pela entidade Institute for Public Health and Water Research, que promove estudos sobre água e saúde pública.

¿ As pessoas deveriam beber mais água e menos bebidas adocicadas e com muita caloria. É uma forma simples de se facilitar o controle do peso ¿ afirma Brenda, do Departamento de Nutrição Humana, Alimentação e Exercício da Virginia Tech.

Bebidas dietéticas podem ter o mesmo efeito

Ela acredita que as bebidas dietéticas e com adoçantes artificiais também são benéficas para diminuir o consumo de calorias, facilitando o emagrecimento. Mas lembra que as bebidas com muito açúcar precisam ser evitadas. Uma lata de refrigerante comum contém, em média, 10 colheres de chá de açúcar.

A pesquisadora lembra que a experiência diária sugeria que beber água favorece a perda de peso, mas, até o momento, não havia qualquer estudo científico comprovando isso. Como afirma a pesquisadora, faltava a evidência científica, um ensaio aleatório e controlado comparando a perda de peso entre os que seguem dieta e bebem antes das refeições e o grupo sem esse hábito.

¿ A água é eficaz simplesmente porque chega ao estômago como uma substância que não tem aporte calórico e, além disso, a pessoa ingere menos calorias ¿ diz.

A experiência na Virginia Tech não teve os mesmos efeitos em adultos jovens, possivelmente porque o trato gastrointestinal esvazia mais lentamente à medida que a pessoa envelhece e a água pode levar a uma sensação mais duradoura de saciedade em idosos.

Mas os mais jovens também podem se beneficiar, talvez de uma forma diferente. Um outro estudo de longa duração observou que as pessoas mais jovens em dieta e que relataram beber mais de um litro de água por dia perderam um pouco mais de peso do que o grupo de jovens que consumiu menos água.