Título: Olhos sintéticos
Autor:
Fonte: O Globo, 26/08/2010, Ciência, p. 38

Cientistas criam córnea artificial e recuperam a visão de seis pacientes cegos

Uma técnica desenvolvida por cientistas canadenses e suecos é a esperança para pessoas que perderam a visão. A partir do uso de material biossintético, eles recuperaram a capacidade de enxergar em pacientes que sofreram danos nas córneas. A pesquisa pode ser uma alternativa aos transplantes, diante da escassez de córneas.

¿ Este é o primeiro estudo a demonstrar que uma córnea artificial pode integrar-se ao olho humano e estimular a sua regeneração ¿ diz May Griffith, do Instituto de Investigação do Hospital de Ottawa, que liderou o estudo, publicado na revista Science Translational Medicine.

A córnea é um pequeno tecido transparente, similar a uma película, que cobre a superfície dos olhos. Constituída por filamentos de proteína de colágeno, a estrutura em forma de cúpula fica na parte frontal e protege a íris e o cristalino, além de ajudar a centrar a luz na retina.

Pacientes voltaram a produzir lágrimas

A equipe de May e Per Fagerholm, professor da Universidade de Linkoping na Suécia, removeu o tecido doente das córneas de dez pacientes e implantou um material biossintético que imita a córnea humana. Nesse processo, usaram o colágeno humano recombinante, sintetizado no laboratório San Francisco FibroGen Inc. Dois anos depois da operação, foi observado que as células e os nervos de nove dos dez pacientes cresceram e formaram uma córnea que funcionava normalmente.

As córneas biossintéticas tornaram-se sensíveis ao tato e os olhos produziram lágrimas. A visão melhorou em seis dos dez pacientes. E depois que eles receberam lentes de contato, procedimento comum em transplantes, a visão foi comparável a de pessoas que receberam córneas comuns. Em junho deste ano, cientistas da Universidade de Modena usaram células-tronco para recuperar a visão de 82 pessoas que ficaram cegas por queimadura de produtos químicos ou fogo.