Título: Calderón critica EUA
Autor: Malkes, Renata; Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 26/08/2010, O Mundo, p. 35

Presidente chama de irresponsável política antidrogas

CIDADE DO MÉXICO. Após um novo revés na segurança do norte do México, o presidente Felipe Calderón voltou-se ontem contra os Estados Unidos. Cuidadoso com as palavras, ele acusou Washington de não tomar medidas para diminuir o consumo de drogas em território americano e considerou os EUA irresponsáveis por não frearem o tráfico de armas, impedindo que elas cheguem aos narcotraficantes mexicanos. Pressionado, o presidente não poupou os governos estaduais mexicanos, alegando que eles não podem se eximir da violência que assola o país.

¿ Os americanos, digo com todo respeito, com todo afeto, têm sido irresponsáveis (por não combater o consumo de drogas) ¿ afirmou o presidente. ¿ No discurso, dizem que vão trabalhar para combater a dependência, mas, por exemplo, curiosamente, não alteram seu orçamento para a prevenção de dependência química e têm ainda tolerado a legalização (das drogas) em vários estados ¿ alfinetou.

Apesar de envolver os vizinhos americanos ¿ com os quais sucessivos governos do México vêm tentando uma parceria maior nas áreas de segurança da fronteira, combate ao narcotráfico e imigração ¿ o presidente admitiu problemas internos na polícia: 400 municípios mexicanos não têm delegacia própria e pelo menos 90% dos que têm, contam com menos de 100 homens.

¿ É preciso responsabilidades divididas com os governos estaduais. Eles não podem lavar as mãos sobre o tema ¿ sentenciou Calderón.