Título: Cartilha do PT critica a imprensa
Autor: Pinto, Anselmo Carvalho
Fonte: O Globo, 26/08/2010, O País, p. 16

E infla dados sobre salário mínimo

BRASÍLIA. O confronto entre "as conquistas" do governo Lula e "as dificuldades" do governo Fernando Henrique Cardoso é agora peça de campanha da candidata a presidente do PT, Dilma Rousseff, numa cartilha que também critica a imprensa. Números, ações e promessas sendo citados pela propaganda petista - alguns inflados - estão na cartilha, elaborada pela Executiva Nacional do partido e exposta no site da candidata.

A introdução, assinada pelo presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, e pelo líder na Câmara, Fernando Ferro (PT-PE), faz duros ataques às críticas da imprensa à cobertura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao enaltecer a política externa de Lula, o documento acusa a imprensa de não dar destaque suficiente aos sucessos: "O Brasil, hoje, é elogiado pela comunidade e pela mídia internacional, em contraste com a maior parte de nossa imprensa, a qual, movida por interesses político-eleitorais, tenta ignorar as conquistas do governo do PT", diz o texto. "Graças a essa política externa consistente e autônoma, radicalmente distinta da política externa periférica do governo FHC, o Brasil é hoje a "Nação do momento", um país com grande protagonismo em todos os foros mundiais, que tem voz ativa e decisiva nas grandes questões".

E detalha a melhora de indicadores econômicos e sociais do governo petista e diz que essas conquistas levam o Brasil à possibilidade de passar da 8ª maior economia em 2010 para a 5ª maior em 2020.

A capa estampa uma foto de Lula e Dilma e tem o título "O Brasil no rumo certo". Ao tratar do aumento real do salário mínimo, a cartilha repete o índice de 74% de reajuste acima da inflação, informando que passou de US$76 em 2003 para US$291,31 em 2010. O índice difere dos 53,6% de aumento real apurado pelo Dieese de 2003 a 2010. Confrontada recentemente com a divergência, Dilma disse que são "metodologias diferentes".