Título: Ganho real para 97% das categorias
Autor: Almeida, Cássia; Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 27/08/2010, Economia, p. 35

SÃO PAULO. Levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revela que 97% das negociações salariais registradas no primeiro semestre de 2010 conquistaram reajustes iguais ou acima da inflação medida pelo INPC, do IBGE. É o melhor resultado para o período desde o início da pesquisa, em 1996. Em 2008, o percentual de negociações com reajustes iguais ou superiores ao índice chegou a 87% e em 2009, a 93%.

Em 2010, do total de reajustes, 9% tiveram correção exatamente igual à do INPC e 87,9% obtiveram ganho real (ou seja, índice superior ao da inflação).

Mas esse ganho não foi tão generoso.

De 255 categorias que conquistaram aumento real, 117 (40,3%) tiveram alta entre 0,01% e 1% acima do INPC. Uma minoria (5% das categorias) conseguiu reajustes com ganho de 5% ou mais sobre a inflação.

A economia está crescendo e o contexto é favorável às negociações.

As conquistas dos trabalhadores não são desprezíveis, mas os ganhos reais de salário ainda são menores do que deveriam disse o coordenador de relações sindicais do Dieese, José Silvestre Prado de Oliveira.

De acordo com o Dieese, na indústria, 121 negociações foram fechadas com reajustes iguais ou acima da inflação. O destaque ficou para construção e mobiliário (31), metalurgia (23) e vestuário (15). No comércio, foram 37 negociações com ganhos iguais ou acima da inflação. Em serviços, foram 121 negociações. Para os sindicalistas, afetada em 2009 pela crise econômica internacional, a indústria demitiu trabalhadores, diminuiu a produção e concedeu reajustes menores de salários. Agora, com o crescimento da economia, não há mais motivo para não repassar seus ganhos.

A economia brasileira deve crescer 7% este ano. A inflação acumulada nos últimos 12 meses foi de 4,89%, segundo o INPC. A combinação desses dois fatores deveria ser suficiente para elevar o salário dos trabalhadores acima da inflação disse Oliveira, acrescentando que o ganho de produtividade da indústria tam