Título: Gabeira quer aeroportos com a iniciativa privada
Autor: Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 27/08/2010, O País, p. 22

Verde defendeu a interiorização do turismo durante encontro com empresários do setor O candidato do PV ao governo do Rio, Fernando Gabeira, defendeu ontem a entrega da infraestrutura aeroportuária ao setor privado. Ele falou sobre o tema para empresários do turismo num almoço promovido pela Associação Skal Internacional: Acho que o governo deveria cuidar do espaço aéreo, mas deveria deixar os aeroportos com a iniciativa privada.

Gabeira propôs ainda a interiorização do turismo no Rio, qualificação da mão de obra como forma de incentivar o setor e uma convivência harmoniosa entre a indústria do petróleo e a do turismo. O que, segundo ele, significaria um acompanhamento severo das duas atividades.

Ele defendeu mais investimentos em Saúde e Segurança para incentivar o turismo: Há cidades que aproveitaram as Olimpíadas, como Barcelona.

E outras, como Atenas, para as quais as Olimpíadas foram quase uma tragédia. E nós temos que escolher um caminho.

Mais cedo, num debate na Zona Sul com Daniel CohnBendit, o líder dos estudantes franceses no Maio de 68 e hoje deputado pelo Partido Verde no Parlamento Europeu, disse que o Rio não está preparado para enfrentar catástrofes ambientais e prometeu investir na estrutura de Defesa Civil, hoje subordinada à Secretaria de Saúde.