Título: Nos votos válidos, petista vence com 54%
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 22/08/2010, O País, p. 9

Pela primeira vez, Dilma tem vantagem entre as mulheres BRASÍLIA. Quando a pesquisa Datafolha considera só os votos válidos, Dilma tem 54%, o que lhe daria vitória no primeiro turno se a eleição fosse hoje, já que tem mais de 50%. É a primeira vez em que o Datafolha indica que a petista ganharia sem necessidade de segundo turno.

O crescimento de Dilma se deu em um mês. No levantamento feito entre 20 e 23 de julho, os dois candidatos estavam tecnicamente empatados, com vantagem de um ponto para Serra.

Por regiões, Serra só está na frente no Sul, mesmo assim sua vantagem é de dois pontos (40% a 38%), dentro da margem de erro. Dilma subiu quatro pontos na região e Serra oscilou negativamente um.

Dilma tem liderança mais folgada no Nordeste: sua vantagem passou de 24 para 38 pontos percentuais.

Ela, que subiu 11 pontos, tem agora 60% das intenções de voto na região contra 22% do tucano, que caiu três pontos. No Sudeste, onde os dois estavam tecnicamente empatados, a petista soma agora 42% contra 33% do tucano.

No Norte e no Centro-Oeste, regiões agrupadas pela pesquisa, Serra teve a maior queda: seis pontos percentuais. Ele tem agora 27% contra 50% da petista.

A pesquisa aponta ainda, pela primeira vez, vantagem de Dilma entre as mulheres: 43% das intenções nesse segmento, contra 31% de Serra. Na pesquisa anterior, os dois estavam empatados com 35%. Há um mês, Serra vencia por 38% a 30%, se considerado só o voto feminino. Entre os homens, a vantagem da candidata do PT hoje é de 52% a 30%.

Dilma cresceu ou oscilou positivamente em todas as faixas de renda, com exceção da parcela que ganha mais de dez mínimos. Ela se manteve estável nesse segmento, mas Serra caiu de 44% para 41%, o que levou a uma redução da vantagem tucana.

O Datafolha também tentou medir o impacto da propaganda de rádio e TV. Entre os entrevistados, 34% disseram ter visto os programas. Desses, 53% pretendem votar em Dilma, 29% em Serra e 11% em Marina. Para 49%, Dilma se sai melhor na propaganda.

Outros 27% dizem o mesmo do tucano e 8%, da verde.

Dilma possui 10 minutos e 38 segundos em cada bloco de 25 minutos. Seu programa tem explorado a imagem do presidente Lula, com 77% de aprovação.

Serra, que também mostrou imagens de Lula, tem 7 minutos e 18 segundos e Marina, só 1 minuto e 23 segundos.

Houve ainda crescimento de cinco pontos da petista na pesquisa espontânea, em que o eleitor não recebe os nomes dos candidatos. Ela tem 31%. O tucano passou de 16% para 17%.

Na simulação de segundo turno, Dilma também cresceu, de oito para 14 pontos. Ela tinha 49% das intenções na última pesquisa (entre 9 e 12 de agosto); agora está com 53%.